- Publicidade -

Campeonato de futebol incentiva a reciclagem e apoia cooperativas de São Paulo

Cinco cooperativas de catadores de São Paulo irão apadrinhar times de futebol formados por jogadores amadores de 15 a 19 anos, que residem próximos às cooperativas.

Para educar e conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem, utilizando a paixão nacional, o futebol, como meio de propagação da ideia, a PepsiCo Brasil lançou no dia 13 de outubro, o concurso de futebol amador Craques da Reciclagem. Cinco cooperativas de catadores de São Paulo irão apadrinhar times de futebol formados por jogadores amadores de 15 a 19 anos, que residem próximos às cooperativas.

- Publicidade -

O concurso, criado pela agência RIOT, será dividido em duas fases. Na primeira delas, que terá duração de três semanas, a ação será divulgada na vizinhança das comunidades, solicitando aos moradores que levem resíduos recicláveis, como garrafas PET, BOPP, entre outros, às cooperativas. Cada quilo levado somará dez pontos para o time correspondente àquela cooperativa. Enquanto isso, na fan page da PepsiCo está disponível uma aba para votação dos internautas de todo o Brasil, que além de votar no time preferido, terão a oportunidade de conhecer o trabalho das cooperativas através de vídeos. Cada voto corresponde a um ponto, e cada um quilo de resíduo a dez pontos. Ao final de 20 dias, as quatro equipes que mais somarem pontos passam para a segunda fase do campeonato de futebol amador.  

“O programa Reciclo PepsiCo, além de capacitar e melhorar as condições de trabalho das cooperativas, mostra a importância da reciclagem para minimizar o impacto sobre o meio ambiente. O projeto Craques da Reciclagem é a continuação dessas ações com as cooperativas e está alinhado com a visão corporativa de Performance com Propósito, que visa construir uma companhia sustentável, que seja uma boa cidadã em nossas comunidades e uma boa guardiã dos recursos do nosso planeta”, destaca Cristiane Lopes, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

Os jogos da semi-final e da final serão realizados no Sesc Interlagos, em São Paulo, com duração de 40 minutos cada. Cada jogo ganho vale mil pontos. O vencedor será aquele que tiver a maior somatória de pontos, considerando votos, material reciclado e jogos. O time campeão será contemplado com uma viagem a Santos para visitar o Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube.

No Brasil, apenas no ano de 2013, foram descartados mais de 24 milhões de toneladas de resíduos em lugares inadequados. A cidade de São Paulo produz, diariamente, 18 mil toneladas de lixo, segundo dados da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Deste volume, 13 mil toneladas são de materiais que poderiam ser reciclados. Apesar disso, a cidade recicla aproximadamente 243 toneladas/dia, o equivalente a 1,8% do total produzido.

- Publicidade -

A fim de contribuir para mudar essa realidade, a PepsiCo, desde 2012, passou a apoiar as cooperativas com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos cooperados por meio da qualificação técnica e institucional, realizada através do Gaia Social, e incentivar o aumento da reciclagem, com foco nos plásticos PET e BOPP (polipropileno biorientado). Dentre diversas ações realizadas pela companhia no projeto de Cooperativas, o “Craques da Reciclagem” surge como mais uma opção para fomentar a ideia e engajar a sociedade na causa.