- Publicidade -

Campanha incentiva brasileiros a convidarem refugiados para a ceia de Natal

O Brasil tem de mais de oito mil refugiados reconhecidos e outros 28 mil que ainda estão aguardando reconhecimento.

Reprodução

O Brasil tem de mais de oito mil refugiados reconhecidos e outros 28 mil que ainda estão aguardando reconhecimento. E uma das principais dificuldades que esses estrangeiros enfrentam é a de integração na sociedade. Muitos brasileiros ainda têm preconceito com essas pessoas, principalmente por não conhecerem a sua história. Para tentar diminuir esse problema, foi criado o projeto “Meu Amigo Refugiado”, que vai mostrar os rostos e as histórias de algumas delas.

- Publicidade -

“Eu preciso sempre explicar mais sobre muçulmanos, sobre o Islã. Eu não sou como o Estado Islâmico, eu sou diferente, somos diferentes” – explica Muna Darweesh, que fugiu de Damasco, na Síria, junto com o marido e quatro filhos, e atualmente mora em São Paulo.

Através do site, as famílias brasileiras poderão convidar um refugiado para participar do Natal na sua casa. Para promover ainda mais a troca de culturas e experiências, cada refugiado vai levar um prato típico do seu país para a ceia.

“A ideia de mostrar quem são essas pessoas é gerar empatia. Quando um brasileiro conhece a história de um refugiado de perto, percebe que o refugiado é uma pessoa igual a ele, que tem uma profissão, uma família e muitos talentos. E é isso que quebra o preconceito e abre muitas portas para eles”, diz Jonatan Berezovsky, Fundador do Migraflix, ação social que promove a integração de refugiados e imigrantes, baseada em workshops culturais e atividades ministradas por eles para brasileiros.

Além do site, o projeto conta com um vídeo documentário, uma fanpage trazendo mais conteúdo sobre os refugiados e peças de OOH. Meu Amigo Refugiado tem criação da agência NBS e parceria da Posterscope.

- Publicidade -

Do Adnews

- Publicidade -