- Publicidade -

Caminhões de gás recolherão óleo de cozinha usado nas residências de SP

Aqueles que entregarem dois litros de óleo usado receberão em troca duas barras de sabão biodegradável.

Mais de um milhão de moradores da grande São Paulo poderão realizar um gesto simples, mas que faz toda a diferença para o meio ambiente: a troca de óleo de cozinha usado por sabão biodegradável, produzido a partir desse óleo. Para isso, basta entregar o óleo usado nos caminhões de gás da Ultragaz, que circulam pela cidade. Aqueles que entregarem dois litros de óleo usado receberão em troca duas barras de sabão biodegradável. Essa campanha é uma iniciativa da marca de óleo Soya, da Bunge Brasil, da Ultragaz e do Instituto Triângulo.
 
A campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla” chega à região paulista após a realização de projetos-pilotos nos municípios de Ourinhos e Ribeirão Preto (SP), Fortaleza e Caucaia (CE). Nos últimos quatro meses, a campanha recolheu mais de 20.600 litros de óleo, nas quatro cidades participantes. Até o final de 2014, 75 pontos de revendas da Ultragaz estarão recolhendo o óleo de cozinha e a estimativa é que mensalmente passem a coletar 25 mil litros de óleo usado.
 
“Nosso objetivo é conscientizar a população, principalmente a dona de casa que utiliza óleo de cozinha, sobre a importância da reciclagem, evitando o descarte e consequente impacto negativo do óleo usado na rede de esgoto. Com a coleta porta a porta, facilitamos o descarte adequado do óleo e sensibilizamos diretamente as pessoas em seus lares” diz Michel Santos, gerente de Sustentabilidade da Bunge Brasil.
 
Para divulgar a Campanha, faixas informativas estão sendo colocadas nos veículos de entrega de gás que circulam pela cidade e os clientes Ultragaz receberão folhetos informativos e um funil, item que auxilia a coleta do produto. O óleo recolhido será encaminhado ao Instituto Triângulo e transformado em sabão biodegradável, além de também ser destinado à produção de biodiesel, um combustível renovável e com significativa redução de emissões. O óleo de cozinha usado é um resíduo que não deve ser descartado. Além do sabão com 95% de biodegradabilidade, o biodiesel produzido a partir do óleo ativa a economia local e melhora o clima das grandes cidades, reduzindo a poluição e a dependência por fontes fósseis de energia.

- Publicidade -

“Participar dessa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de atuar de maneira cada vez mais sustentável. Nossa marca está presente em mais de 11 milhões de domicílios espalhados pelo Brasil todo, por isso buscamos aproveitar essa força e a capacidade de disseminar informação educativa por meio de nossos revendedores para promover ações que tragam benefícios sociais e ambientais”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.

Para ver todos os pontos de revendas participantes, acesse o site: www.triangulo.org.br