- Publicidade -

Califórnia disponibiliza placas solares gratuitas a moradores de baixa renda

O projeto tem levado energia solar aos bairros mais pobres do estado.

Um projeto desenvolvido pelo governo da Califórnia, em parceria com a ONG Grid Alternatives, tem levado energia solar aos bairros mais pobres do estado. Conforme informado pela imprensa local, as placas fotovoltaicas são instaladas nas residências sem custo algum ao morador.

- Publicidade -

Apesar de ter custos cada vez menores, os sistemas domésticos de produção fotovoltaica ainda são inacessíveis para boa parte dos norte-americanos, assim como acontece em outros países em todo o mundo. Nos EUA, a estrutura necessária para abastecer uma casa padrão é de US$ 15 mil.

O intuito do programa governamental, no entanto, é proporcionar às famílias mais pobres mesmas oportunidades disponíveis às classes mais altas. A tecnologia é financiada a partir do fundo estadual destinado ao combate das mudanças climáticas. A legislação local obriga as empresas poluentes a pagarem taxas ou comprarem créditos de carbono para compensarem suas emissões. A arrecadação é direcionada a iniciativas que diminuam a quantidade de gases de efeito estufa liberada em todo o estado.


Foto: Divulgação

Conforme informado pelo jornal local SFGate, a instalação das placas solares nos bairros pobres contará com 14,7 milhões de dólares provenientes deste fundo. A expectativa é de que o montante seja suficiente para equipar 1.600 casas em toda a Califórnia até o fim de 2016.

- Publicidade -

Os beneficiados são convidados a fazerem contribuições pela instalação, no entanto, ela não precisa ser financeira. A pessoa pode se comprometer a ajudar na instalação, por exemplo. Mas, se a contribuição não for possível, a família recebe a estrutura da mesma forma.


Foto: Divulgação

O programa deve ajudar a reduzir as despesas dos beneficiados em até mil dólares ao ano, despendendo do consumo familiar e da região onde vivem. Para estar apto a receber as placas fotovoltaicas, os cidadãos precisam morar em um dos bairros pré-selecionados pelo governo e precisam comprovar renda inferior a 80% da média da comunidade em que vivem. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo