- Publicidade -

Cai nível de água do Sistema Cantareira para 10,5%

Os mananciais poderão secar nos próximos três meses, caso nada seja feito pelas autoridades.

sistema cantareira seca
Foto: Sabesp

Maio começa com nova queda nos reservatórios do Sistema Cantareira. Os mananciais nesta sexta-feira (2) marcam 10,5% da capacidade total de armazenamento, o menor valor já registrado na história do sistema. Na mesma data de 2013, os reservatórios estavam com pouco mais de 62%.

- Publicidade -

Uma pesquisa feita pelo climatologista da Somar, Paulo Etchichury, mostra que de maio a agosto o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caíram cerca de 10%, isso indica que os mananciais poderão secar nos próximos três meses, caso nada seja feito pelas autoridades. A Sabesp anunciou em março obras para utilizar o volume morto, algo que deve garantir o fornecimento de água para a Grande São Paulo até novembro.

O ritmo de queda no volume do Sistema Cantareira foi retardado pela queda nas temperaturas, que a partir de agora ficam mais amenas. Enquanto nos meses de outono e inverno o declínio a cada 30 dias é de aproximadamente 3%, entre janeiro e fevereiro deste ano a capacidade de armazenamento de água nos mananciais caiu 8%, saiu de 22% para 16%.

Na capital paulista, os termômetros em janeiro ficam em média entre 18°C e 27°C. Já em maio, por causa do outono, as temperaturas mínimas, ou seja, as registradas na madrugada, ficam em torno dos 13°C e as tardes não marcam máximas muito acima dos 23°C. “Então por mais que as chuvas diminuam, o consumo deve cair também com a chegada do frio”, explica Etchichury.

A partir de agora, a atmosfera já começa a apresentar características da estação seca, as noites ficam estreladas e os dias serão de sol e baixa umidade do ar. A previsão climática indica chuvas acima do normal para São Paulo em maio, mas isso não quer dizer acumulados elevados a ponto de reverter a situação de seca nos reservatórios, apenas as médias que são baixas nesta época do ano e qualquer chuva mais intensa faz o volume de água ficar além do esperado.

- Publicidade -

Em volumes absolutos, estima-se acumulados de chuva em torno dos 100mm nos próximos 30 dias. Na Cantareira, o normal para este mês é chover em torno dos 80mm, mas nem que valor seja alcançado o sistema sairá da situação crítica, pois tanto março, quanto abril, tiveram precipitações dentro do esperado para o período.