- Publicidade -

Cada busca no Google pode manter uma lâmpada acesa por 17 segundos

Poucas pessoas já pararam para pensar qual é o impacto que sua vida virtual gera no mundo.

Poucas pessoas já pararam para pensar qual é o impacto que sua vida virtual gera no mundo. A JuiceElectricalSupplies pensou nisso e decidiu calcular o consumo gerado por alguns desses cliques. Você sabia que uma busca feita no Google seria capaz de manter uma lâmpada de 60 watts acesa por 17 segundos? Essa foi uma das descobertas. Mas, este é apenas o começo.

- Publicidade -

Cada clique na internet gera informações que precisam ser armazenados em algum lugar. Isso significa que em todo o mundo, gigantes da internet, como o Google, possuem centrais de armazenamento de dados funcionando 24 horas por dia. É somente através disso que podemos navegar na internet.

Concentrada no consumo de energia do Google, a empresa descobriu que, ao todo, o gigante da internet utiliza eletricidade suficiente para abastecer 200 mil casas. São doze centros de dados que armazenam todos os passos dos internautas funcionando ininterruptamente. Para manter tudo isso são necessários 260 milhões de watts de energia.

Conforme informativo divulgado pela JuiceElectrical, com base no estudo feito por Jonathon Koomey, em 2011, os centros de dados são responsáveis pelo consumo de até 1,5% da energia global. Mesmo com toda a influência do Google na internet, a empresa norte-americana usa apenas 0,01% desse total.

A pesquisa mostra que um usuário que costuma utilizar os principais serviços fornecidos pelo Google (sistema de buscas, G+, YouTube e Gmail) consome, em média, 180 watts/hora. Em um mês, isso seria suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa durante três dias.

- Publicidade -

Em cada clique no site de buscas são emitidos 0,2g de dióxido de carbono. Como diariamente mais de um bilhão de pesquisas são realizadas pelo Google, a empresa emite, ao menos, 200 toneladas de CO2 ao dia.

O estudo não parou por aí. Os vídeos também reservam números interessantes. A cada minuto assistindo um vídeo no YouTube a energia consumida é de 0.0002kWh, o mesmo necessário para manter seu próprio corpo vivo por oito segundo. Em média, seis milhões de horas de vídeos são vistos ao mês, somente no YouTube.

No fim das contas, além de gastar a energia necessária para abastecer 200 mil casas, o Google também emite 1,46 milhões de toneladas métricas de CO2 ao ano. Diante de tantos números, o gigante da internet tem se esforçado para reduzir todo este impacto. Para compensar essa pegada de carbono gigante, a empresa investe em projetos de eficiência e produz energia renovável, em quantidade suficiente para abastecer 300 mil casas. Dessa forma, segundo a JuiceElectrical, o Google ainda possui um saldo bastante positivo.

- Publicidade -

Ficou difícil entender como tudo isso funciona? Então veja o infográfico abaixo e tire as suas próprias conclusões:

 

Imagem: JuiceElectrricalSupplies

Redação CicloVivo