- Publicidade -

Cabras são inteligentes e podem se comunicar com humanos, diz estudo

As cabras foram as primeiras espécies de gado a serem domesticadas

Quem cria e gosta de cabras provavelmente já sabe: estes animais podem ser bastante inteligentes e têm a capacidade de interagirem com pessoas, como fazem os cães e gatos ou qualquer outro animal domesticado. A afirmação é de uma pesquisa da Queen Mary University de Londres, na Inglaterra.

- Publicidade -

Analisando cabras de um santuário animal no Reino Unido, os pesquisadores descobriram que elas são capazes de fazer aquele olhar de súplica quando não consegue resolver um comportamento sozinho e também mudam as reações de acordo com o comportamento humano. O traço, segundo eles, pode ser identificado em cães e cavalos.

“Nossos resultados fornecem fortes evidências de comunicação complexa dirigida a humanos em uma espécie que foi domesticada principalmente para produção agrícola, e mostra semelhanças com animais criados para se tornar animais de estimação ou animais de trabalho, como cães e cavalos”, afirma Dr. Christian Nawroth, um dos autores do estudo.

“As cabras foram as primeiras espécies de gado a serem domesticadas, há cerca de 10 mil anos”, diz o autor principal, Dr. Alan McElligott. “De nossa pesquisa anterior, já sabemos que as cabras são mais inteligentes do que sua reputação sugere, mas esses resultados mostram como eles podem se comunicar e interagir com seus donos, embora não fossem domesticados como animais de estimação ou animais de trabalho”, afirma.

A pesquisa está disponível na revista Biology Letters.

- Publicidade -