- Publicidade -

Britânicos projetam papamóvel movido a pedaladas

A Associação Ambiental de Transportes (ETA, as sigla em inglês) solicitou a criação de um meio de transporte alternativo e limpo para levar o papa às suas aparições públicas. O novo “papamóvel” funcionaria a partir das pedaladas.

A Associação Ambiental de Transportes (ETA, as sigla em inglês) solicitou a criação de um meio de transporte alternativo e limpo para levar o papa às suas aparições públicas. O novo “papamóvel” funcionaria a partir das pedaladas.

- Publicidade -

Esta não é a primeira vez que são sugeridas mudanças ambientalmente corretas aplicadas aos carros que transportam a grande autoridade católica. O veículo que carregou o Papa Bento XVI, por exemplo, chegou a ter sua versão elétrica e a ser equipado com placas fotovoltaicas. Além disso, houve a compensação de carbono do transporte através de um programa florestal.

Para o Papa Francisco a proposta é ir além, oferecendo a possibilidade de a Santidade ser transportada em um veículo totalmente limpo, abastecido pelas pedaladas de uma bicicleta.

O papamóvel apresentado pela equipe do ETA foi criado pelo inventor Yannick Read, um britânico apaixonado por opções nada convencionais. O veículo, conforme mostrado na imagem tridimensional, seria uma mescla entre o formato tradicional do papamóvel e uma ou mais bicicletas.

A cabine em que o Papa é transportado é blindada e teria a superfície coberta por placas fotovoltaicas. Ela ainda possui um sistema de oxigenação independente e holofotes interiores de baixa tensão, para manter o Papa sempre iluminado.

- Publicidade -

A velocidade média do veículo seria de 9,6 km/h. No entanto, existe a possibilidade de acoplar à bicicleta um motor elétrico, que elevaria a velocidade para até 64 km/h. O criador informa que apenas um funcionário do vaticano já seria suficiente para carregar o Papa, mas é possível criar modelos com até quatro pedalantes. O primeiro modelo pronto deve ser apresentado no meio do ano e o valor médio estimado é de 175 mil libras, aproximadamente R$ 530 mil. Com informações do ETA.

Redação CicloVivo

- Publicidade -