- Publicidade -

Britânico transforma bicicleta em ferramenta para diagnóstico de anemia

O estudante britânico Jack Trew desenvolveu um sistema capaz de ajudar a diagnosticar doenças no sangue sem muita tecnologia.

O estudante britânico Jack Trew desenvolveu um sistema capaz de ajudar a diagnosticar doenças no sangue sem muita tecnologia. A criação transforma a roda de uma bicicleta em uma centrífuga usada para análises clínicas.

- Publicidade -

Algumas doenças podem ser identificadas com um simples exame de sangue. No entanto, ainda existem comunidades em todo o mundo em que o acesso a tecnologias laboratoriais é tão escasso que estes tipos de diagnósticos praticamente não existem. A anemia é uma dessas doenças, que podem facilmente identificadas e que atingem um percentual grande da população mundial.

Diante deste problema, o jovem estudante resolveu usar o design para ajudar a encontrar uma solução acessível até mesmo à população mais carente. Apelidado de Spokefuge, o sistema aproveita um meio de transporte barato, que é a bicicleta, para auxiliar o processo de diagnóstico.

- Publicidade -


Fotos: Divulgação

Conforme informado por Trew, o protótipo usa apenas sete peças e o resultado já é visível após dez minutos de pedalada. As amostras de sangue coletadas são inseridas em pequenos tubos de ensaio, presos às rodas. Conforme o material gira com o movimento, os líquidos dentro do recipiente vão se separando, até que seja possível identificar as alterações sanguíneas.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Em entrevista ao site Fast Co.Exist, o britânico explicou que está em busca de apoio para produzir o dispositivo em série e, assim, leva-lo para vários países em desenvolvimento, principalmente no continente africano.

Redação CicloVivo