- Publicidade -

Braskem divulga estudo de ciclo de vida do plástico verde

Biopolímero feito a partir do etanol captura 2,15 quilos de CO2 para cada quilo de plástico produzido.

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Braskem, líder mundial na produção de biopolímeros, concluiu um estudo sobre o impacto ambiental do polietileno verde I’m green™, o plástico verde, para entender as suas contribuições na cadeia. 

- Publicidade -

A avaliação apontou que o biopolímero, feito a partir do etanol, captura 2,15 quilos de CO2 a cada quilo de “plástico verde” produzido. Além disso, 80% da energia consumida em todo o processo provêm de fonte renovável.

A captura é também reflexo da realidade da indústria da cana-de-açúcar e etanol no Brasil. Comumente plantada em áreas de pasto degradadas, a cana contribui para a recuperação do solo. Além disso, o bagaço da cana, resíduo do processo de moagem, é utilizado para a cogeração de energia que abastece as unidades de produção de etanol, tornando o processo autossuficiente energeticamente, com envio. O excedente é enviado à rede, contribuindo com uma matriz energética limpa e eficaz.

Para Alexandre Elias, diretor de químicos renováveis da Braskem, a “Análise do Ciclo de Vida do Plástico Verde” mostra como as peculiaridades do setor sucroenergético brasileiro contribuem para a sustentabilidade do biopolímero.

“A indústria da cana-de-açúcar tem trabalhado em direção às práticas sustentáveis e pudemos comprovar que o uso eficiente de resíduos, a geração de energia renovável e a valorização da biodiversidade podem ser revertidos positivamente em benefícios ambientais para o plástico verde”, destaca. “Assim, esperamos estar melhor preparados para servir nossos clientes com informações relevantes para o processo de decisão e desenvolvimento de produtos que trazem consigo novos atributos ligados à sustentabilidade”, conclui o executivo.

- Publicidade -

A Braskem contratou as consultorias inglesas E4tech e a LCAworks, para a realização do estudo, que também contou com a participação de especialistas brasileiros e internacionais, de acordo com as diretrizes da norma da ABNT ISO14040, que requer a revisão dos resultados por terceira parte.

ACV – A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos potenciais impactos associados a um produto, compreendendo as etapas que vão desde a extração das matérias-primas da natureza que entram no sistema produtivo até o produto final. Esta análise permite que a Braskem e seus clientes compreendam cada vez mais o impacto ambiental ao longo de todas as etapas do ciclo de vida de seus produtos.

Com dimensão continental, o Brasil possui um cenário favorável para o desenvolvimento dos biopolímeros.  Além de ser pioneiro na pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis, o país possui a maior bacia hidrográfica do mundo, intensa radicação solar e clima diversificado.

- Publicidade -

Para a realização da ACV, a Braskem trabalhou em cooperação com seus fornecedores e engenheiros de processo na coleta de dados primários que permitissem a realização de um estudo com dados reais da cadeia para a realidade temporal, geográfica e tecnológica representativa do processo produtivo do plástico verde.

O estudo foi apresentado na 8ª Conferência da European Bioplastic, associação que representa a indústria de bioplásticos na Europa e possui como membros empresas de todo o mundo. Ao longo de 2014, o estudo será também apresentado em fóruns específicos no Brasil e no exterior.