- Publicidade -

Brasileiros produzem água a partir da umidade do ar amazônico

A água gourmet é fabricada a partir do ar, em um processo de condensação e osmose reversa.

Em meio a umas das piores crises hídricas, uma dupla de empresários brasileiros encontrou uma nova forma de driblar este problema e ainda produzir água em grande estilo. Apelidada de Ô Amazon Air Water, a água gourmet é fabricada a partir do ar, em um processo de condensação e osmose reversa. A floresta amazônica foi escolhida como fonte para o aproveitamento da umidade do ar.

- Publicidade -

Conforme informado pela A2BR – Águas do Ar do Brasil, empresa responsável pela marca e pela tecnologia, os impactos ambientais deste processo são praticamente inexistentes. Para ter a dimensão do potencial da floresta, uma árvore com 20 metros de diâmetro é capaz de produzir diariamente mil litros de água através da evapotranspiração.

O que os empresários Cal Júnior e Paulo Ferreira estão fazendo é aproveitar este montante produzido naturalmente para fabricar uma água de qualidade elevada, ideal para o consumo humano. Mesmo que a capacidade seja alta, a empresa informa que a produção será controlada. Inicialmente serão produzidas anualmente seis milhões de garrafas da Ô Amazon Air Water por ano.

Para evitar o descarte e desperdício de embalagens, a água será envazada em garrafas de vidro, podendo ser reaproveitadas e recicladas infinitas vezes. Além disso, foi tido um cuidado especial com a tampa, único item que não é fabricado em vidro. O material escolhido foi o bioplástico, um polímero a base de amido de milho, que se decompõe rapidamente no ambiente. Além disso, elas são equipadas com um compartimento especial, que abriga sementes de plantas.

- Publicidade -

Todas as garrafas vêm com um código, que permite ao consumidor rastrear o local em que a sua tampa foi plantada. Em breve, a empresa deve disponibilizar um aplicativo que disponibilizará todas as informações em tempo real.

A cidade de Barcelo, no Amazonas, foi escolhida para sediar a produção. A fábrica foi instalada reaproveitando uma antiga construção local e será equipada com produção solar, que garantirá toda a energia necessária para o seu funcionamento. Além de minimizar o impacto que seria causado por uma nova obra, a empresa também se responsabilizou pelo replantio nas áreas desmatadas do entorno.

- Publicidade -

Entre os benefícios deste projeto, um dos destaques vai para a área social. O empreendimento deve gerar 120 empregos diretos, além de criar um fundo para o desenvolvimento de projetos sustentáveis na região e a construção de um polo cultural.

Acesse o site para saber mais sobre a Ô Amazon Air Water.

Redação CicloVivo