- Publicidade -

Colocar peças do vestuário atrás da geladeira para secar mais rápido já foi uma prática comum – hoje é consenso que a prática diminui a capacidade de resfriamento e, entre outras coisas, faz aumentar a conta de luz.

- Publicidade -

Mas, estudiosos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli) encontraram uma maneira mais eficiente de aproveitar esse calor: aquecendo água para a residência.

A tecnologia foi patenteada pela Poli e usa o calor gerado naturalmente na refrigeração da geladeira para aquecer a água da torneira de cozinha e chuveiro. O experimento foi desenvolvido pelo professor José Roberto Simões Moreira e o aluno Lucas Zuzarte.

Entenda o processo

A agência USP explica como funciona o dispositivo: no processo de circulação do gás refrigerante da geladeira, o gás é aspirado pelo compressor e comprimido, o que resulta em aumento da pressão e temperatura do gás. Daí ele prossegue para um condensador – uma espécie de serpentina que fica na parte posterior da geladeira doméstica, onde o calor é dissipado.

- Publicidade -

“Inserimos um tanque de água entre o compressor e o condensador permitindo, assim, que o calor do gás quente fosse transferido para a água em vez de ser dissipado para o ambiente em que se encontra a geladeira”, explica Moreira, que também é coordenador do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos (SISEA).

Segundo os testes, realizados com uma geladeira comercial de 565 litros e um tanque de 25 litros acoplado ao sistema, a economia seria superior a R$ 35 ao mês em comparação ao uso de aquecedores elétricos.

A capacidade de aquecimento varia de acordo com a potência e o uso do refrigerador, por isso seria mais eficiente em aparelhos comerciais.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Redação CicloVivo