- Publicidade -

Brasil promete Rio+20 direcionada às causas sociais

O Brasil tem se munido de novas propostas para a Rio+20, que será realizada no próximo ano. O grande diferencial é a atenção destinada às causas sociais, algo inovador diante das características tradicionais da cúpula global de discussões.

O Brasil tem se munido de novas propostas para a Conferência Climática Rio+20, que será realizada no próximo ano. O grande diferencial é a atenção destinada às causas sociais, algo inovador diante das características tradicionais da cúpula global de discussões.

- Publicidade -

A mudança reflete assuntos que têm sido priorizados pelo PT durante os governos do ex-presidente Lula e da atual, Dilma Rousseff, com a instituição de programas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero.

Além disso, a proposta apresentada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quer a adesão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio inseridos nas discussões, que devem ter o combate à pobreza, incentivo de tecnologias em favor da sustentabilidade e redução da pegada ecológica, entre os temas tratados.

O Brasil deve sugerir também a criação de um novo índice de medição do desenvolvimento, que diferente do PIB (Produto Interno Bruto) e do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), irá considerar também a escassez de recursos naturais para os cálculos da situação econômica de um país.

Outros assuntos, como a utilização de energias renováveis, tratados constantemente nas cúpulas de discussão da ONU (Organização das Nações Unidas), estarão em pauta. O subsecretário-geral de Meio Ambiente e Energia do Itamaraty, Luiz Alberto Figueiredo Machado, acredita que existam condições de serem estabelecidas novas metas. “Caso não seja possível adotar números no Rio, pelo menos [vamos] fixar um prazo”, declarou ele ao jornal Folha de S. Paulo.

- Publicidade -

Redação CicloVivo