Inicio Vida Sustentável Brasil tem meta de reduzir o sódio em 50% até 2020

Vida Sustentável

Brasil tem meta de reduzir o sódio em 50% até 2020

Além dos problemas industriais, a redução de sódio envolve problemáticas múltiplas como sociais, culturais e nutricionais.

18 de setembro de 2015 • Atualizado às 17 : 17

Foto: iStock by Getty Images

Brasil tem meta de reduzir o sódio em 50% até 2020
48
0

Por meio do Plano Nacional de Redução de Sódio, o Ministério da Saúde quer equilibrar o consumo de sódio no Brasil chegando a quantidade indicada pela OMS, que é de dois gramas por dia.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) revelam que os produtos industrializados são responsáveis por 27% do consumo de sódio. Para a empresa francesa Nutrionix, especializada em soluções para redução de sódio na alimentação, o mercado nacional tem muitos desafios, mas acredita que o objetivo possa ser alcançado.

“Além dos problemas industriais, a redução de sódio envolve problemáticas múltiplas como sociais, culturais e nutricionais. Mas veja o caso da Finlândia, que em 1979 tinha o mesmo consumo de sal médio do Brasil (12g/dia) e com um trabalho envolvendo todas as esferas governamentais, sociais e mercadológicas alcançou a marca de 1,7g sal/dia”, afirma Francisco Isler, coordenador de desenvolvimento técnico da Nutrionix. De acordo com ele, a indústria investiu na produção de produtos com baixo teor de sal e os resultados podem ser vistos na melhoria da saúde pública.

 

(48)

logo
Fechar
Abrir
logo