Inicio Desenvolvimento Brasil bate recorde em produção de energia eólica no Sul e Nordeste

Desenvolvimento

Brasil bate recorde em produção de energia eólica no Sul e Nordeste

Apenas o que foi gerado em um dia, abasteceria até 27 milhões de residências.

16 de setembro de 2016 • Atualizado às 10 : 49
Brasil bate recorde em produção de energia eólica no Sul e Nordeste

No mês de julho de 2016, a capacidade total instalada de geração eólica no Brasil atingiu 9.265 MW, com crescimento de 44,1% em relação a julho de 2015. | Foto: Alberto Coutinho/Secom - Governo da Bahia

1.38K
0

Com expansão acelerada, a geração eólica bate sucessivos recordes nas regiões do Brasil. Na última semana, por exemplo, o submercado do Sul registrou recorde de geração eólica, atingindo 1.302 Megawatts (MW) médios em um único dia. A quantidade gerada pelos ventos superou o recorde anterior para a região, de 1.289 MW médios, computados no dia oito de junho deste ano.

Nesse dia, foi atingido o recorde de 5.783 MW médio de geração eólica total em um único dia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse total produzido de geração eólica no SIN é suficiente para abastecer aproximadamente 27 milhões de unidades consumidoras residenciais durante um dia todo, considerando o consumo diário médio residencial brasileiro de 5,13 kWh.

Região Nordeste

Na última semana também foi registrado recorde de geração eólica na Região Nordeste, atingindo 4.784 MW médios em um único dia. Essa geração expressiva tem contribuído muito para o atendimento energético à região, que tem sofrido com escassez de recursos hídricos devido à falta de chuvas nos últimos anos.

Capacidade instalada de geração eólica

No mês de julho de 2016, a capacidade total instalada de geração eólica no Brasil atingiu 9.265 MW, com crescimento de 44,1% em relação a julho de 2015. Com esse montante, a fonte eólica já representa 6,3% da capacidade total de geração de energia do Brasil. Para os próximos anos, segundo o Plano de Decenal de Expansão de Energia (PDE 2024), a capacidade instalada de geração eólica no País deve alcançar 24 mil MW até 2024, quando representará cerca de 11,6% da capacidade instalada total no País.

Do Portal Brasil

(1379)

logo
Fechar
Abrir
logo