Inicio Cidadania Bom Prato SP terá cardápio vegetariano às segundas-feiras

Cidadania

Bom Prato SP terá cardápio vegetariano às segundas-feiras

Com refeições a R$ 1, o projeto beneficiará mais de 80 mil pessoas a cada semana.

10 de dezembro de 2015 • Atualizado às 11 : 49

A Segunda Sem Carne, que agora alcançou os restaurantes populares do estado, já existia na rede municipal de ensino de São Paulo. | Foto: Governo de São Paulo

Bom Prato SP terá cardápio vegetariano às segundas-feiras
1.68K
1

O restaurante popular de São Paulo, Bom Prato, aderiu à “Segunda Sem Carne”. A partir da próxima semana, os cardápios serão adequados para oferecer refeições vegetarianas. A primeira unidade beneficiada será a de Santo Amaro, que atende 2,5 mil pessoas por dia. A intenção é que, em 2016, as 49 unidades – que servem almoço ao preço de R$1,00 – adotem  a campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O projeto, quando totalmente implementado, beneficiará mais de 80 mil pessoas a cada segunda-feira com uma alimentação saborosa e rica em proteínas de origem vegetal e outros nutrientes, mas sem a presença da carne.

Antes do início da Segunda Sem Carne no Bom Prato, foram realizados dois testes cegos com os frequentadores, ambos com mais de 90% de aprovação.  No cardápio do lançamento, será servido: arroz, feijão, pão, farofa, salada de alface, quibe de proteína de soja e seleta de legumes (batata, cenoura e chuchu), acompanhado por suco de frutas vermelhas e banana como sobremesa.

A ideia do projeto, segundo Mônica Buava, gerente da campanha Segunda Sem Carne no Brasil, é possibilitar que a população – inclusive de baixa renda – descubra novos sabores e perceba que é possível ter uma refeição farta, saborosa e nutritiva sem carne. “Os benefícios para o meio ambiente são imensos, e essa medida simples e positiva salvará milhares de animais”, salienta.

Quando inteiramente implantado, os restaurantes populares do Programa Bom Prato deixarão de comprar, juntos, cerca de 30 mil quilos de carne, que serão substituídos por fontes vegetais de proteína. “Estas refeições contribuirão para uma melhor saúde dos usuários do Bom Prato, já que as proteínas vegetais – como soja, feijões e outros alimentos – são vantajosas para evitar diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares”, explica Camila Campos, nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS/SP), órgão responsável pelo programa Bom Prato. “As proteínas vegetais, por exemplo, não contêm colesterol e contêm menos sódio”, reitera.

A Segunda Sem Carne, que agora alcançou os restaurantes populares do estado, já existia na rede municipal de ensino de São Paulo. “Estamos otimistas. A população e o poder público estão percebendo que é possível mudar o mundo e melhorar a saúde tirando a carne do prato, e isso tudo sem perder em sabor e nutrição”, frisa Mônica Buava.

(1676)

Comentários

logo
Fechar
Abrir
logo