- Publicidade -

Bogotá abandona carros por uma semana

A cidade ganha três grandes rotas com 376 quilômetros da rede de ciclorrotas e ciclovias.

A partir desta quinta-feira (6), os carros em Bogotá deverão dar lugar às bicicletas. Isso porque a cidade quer estender o já tradicional “Dia sem Carro” para uma semana inteira. A ideia foi organizada pelo Mejor en Bici e ganhou apoio de algumas empresas.

- Publicidade -

No Brasil, o “Dia sem Carro” acontece em setembro e poucas pessoas realmente deixam o automóvel na garagem. Já na capital da Colômbia, o evento acontece em fevereiro e o número de pessoas que aderem ao movimento é grande, por isso estender a iniciativa por mais dias pode dar certo. Segundo um jornal local, o “Las 2 Orillas”, sete empresas se manifestaram a favor.

Os funcionários de tais companhias vão utilizar a bicicleta durante cinco dias para fazer o trajeto casa-trabalho. Para ajudar os que não estão acostumados a utilizar a bicicleta como meio de transporte, o Mejor en Bici desenhou três grandes rotas com estrutura de segurança e assistência – para o caso de ocorrer algum acidente.

A organização Mejor en Bici surgiu em 2009, com apoio da British Council (uma instituição pública do Reino Unido). De acordo com o grupo, em Bogotá, a população gasta em média 22 dias por ano no trânsito. A solução, segundo eles, é optar pela bike: redução de tempo, de emissões de CO2 e de estresse, além de melhora na saúde.

Os colombianos que estiverem interessados em já adotar um novo estilo de vida terão 376 quilômetros da rede de ciclorrotas e ciclovias, que serão habilitados para o evento. Os percursos conectam diversas regiões da cidade. O projeto é direcionado, especialmente, aos “leigos” nas pedaladas no centro urbano.

- Publicidade -

Redação CicloVivo