- Publicidade -

Blur faz protesto contra prisão de ativistas durante show no Chile

Frontman da banda que toca no Brasil este fim de semana fez ação em prol dos membros do Greenpeace detidos na Rússia há 52 dias.

Em turnê pela América do Sul, a banda inglesa Blur realizou na última quinta-feira (7) um show em Santiago, que serviu de protesto contra a prisão dos 30 ativistas do Greenpeace, detidos na Rússia há mais de 50 dias por “pirataria” – devido à ação “Salve o Ártico”, que visa proibir a exploração de petróleo no polo norte.

- Publicidade -

Logo no início da apresentação, o vocalista Damon Albarn exibiu um cartaz com a foto do rosto de um dos ativistas, com o objetivo de lembrar que o grupo está preso por lutar pelo bem estar de todos os habitantes do planeta. Além da imagem, o cartaz trazia a frase “Liberdade aos defensores do ártico” e o endereço virtual do Greenpeace no Chile.

De acordo com a rádio Jovem Pan, mais de 25 mil pessoas estavam presentes no show, que se surpreenderam com a manifestação na primeira música da setlist. Entre os detidos na Rússia, está a bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, de 31 anos, que afirmou se sentir como um bicho no zoológico. “É uma caixa de concreto de cinco metros por cinco metros, onde não dá para pegar sol”, declarou Ana Paula. A ordem da Justiça é que os ativistas permaneçam presos até o dia 24 de novembro.

Os ativistas foram presos nos dias 17 e 18 de setembro deste ano, na plataforma Prirazlomnaya, da estatal Gazprom, no Mar Pechora, na costa russa, depois que integrantes da Guarda Costeira Russa invadiram, de forma ilegal, a embarcação Arctic Sunrise, utilizada pelo Greenpeace.

Um dos precursores do britpop, o Blur se apresenta em São Paulo neste sábado, durante o Festival Planeta Terra. Entre outros sucessos, a banda produziu a música “Coffee and TV”, icônico videoclipe que narra um romance entre caixinhas de leite.

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo