- Publicidade -

Bill Gates doa US$ 1 bilhão para fundo de energia renovável

Ele ainda tem movimentado um grupo com empresários que estão entre os mais ricos do mundo para fazerem o mesmo.

Por ONE2030

- Publicidade -

Bill Gates é famoso por suas ações filantrópicas. Além de patrocinar projetos em países menos desenvolvidos, ele também destina boa parte de seu dinheiro à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Uma das causas mais recentes abraçadas pelo fundador da Microsoft é a energia renovável.

Recentemente, Gates anunciou que destinará US$ 1 bilhão à inovação no campo da energia limpa, como estratégia para combater as mudanças climáticas. Mas, os trabalhos do norte-americano não param por aí. Apesar de ter uma grande parcela financeira neste projeto, ele pretende ir além, movimentando também outros empresários de diversas áreas que estão entre os mais ricos do mundo, para também doarem e investirem em projetos que promovam as energias renováveis e melhores as tecnologias já existentes.

O grupo de bilionários se juntou para criar o “Fundo de Empreendimentos para o Avanço da Energia”. Os primeiros investimentos devem acontecer já no próximo ano e a duração do projeto é de, pelo menos, 20 anos. A ideia é destinar capital para a comercialização de novas tecnologias que sejam capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estuda nas mais diversas áreas, entre elas: transportes, processos industriais, agricultura e, até mesmo, o próprio sistema energético.

Para Gates, é uma surpresa as energias limpas serem tão pouco discutidas como solução para as mudanças climáticas, já que têm um impacto enorme em todas as atividades econômicas. Mesmo assim, ele ressalta que os investimentos em energia renovável não têm retorno rápido, como muitos empresários estão acostumados quando investem em outras áreas. No entanto, o potencial é enorme. “Este é um mercado enorme se você realmente conseguir prover uma grande parte da energia mundial, o valor disso será gigante”, comentou o filantropo, em declaração ao site Quartz.

- Publicidade -

Gates ainda falou sobre a importância de transformar as pesquisas e avanços científicos em novos negócios, para que os estudos não fiquem limitados ao meio acadêmico, mas que sejam transformados em soluções reais, que geram impacto global e novas oportunidades comerciais também.

Notícia oferecida pela ONE2030.

- Publicidade -