- Publicidade -

Bateria usa açúcar para alimentar aparelhos eletrônicos

O açúcar, uma das principais fontes de energia do corpo humano, também pode ser fonte de energia para aparelhos eletrônicos. Um grupo de cientistas ligados a diferentes instituições americanas apresentou a criação de uma bateria movida a açúcar.

O açúcar, uma das principais fontes de energia do corpo humano, agora também pode ser fonte de energia para aparelhos eletrônicos. Um grupo de cientistas ligados a diferentes instituições americanas apresentou, no 24o Encontro Nacional da Sociedade Química Americana (ACS, na sigla em inglês), a criação de uma bateria movida a açúcar.

- Publicidade -

Os criadores da tecnologia classificaram o dispositivo como a “primeira bateria de combustível que produz energia proveniente fontes biológicas”. 

Essas novas baterias são muito pequenas e podem ser facilmente alimentada por refrigerante, óleo vegetal ou qualquer outro produto que contenha uma quantidade razoável de glicose.

“Quando estiverem mais desenvolvidos, estes dispositivos poderão substituir as baterias descartáveis e as recarregáveis”, afirmou a Ph.D Shelley Minteer, responsável pela apresentação do relatório.

De acordo com Minteer, além do uso em baterias de equipamentos eletrônicos, como notebooks e celulares, as baterias de combustível desenvolvidas pelo grupo podem servir para abastecer sensores sem fio para monitoramento de temperatura e detectores de movimento.

- Publicidade -