- Publicidade -

Base para novo acordo climático é aprovado na COP 20

Países desenvolvidos aceitaram maiores responsabilidades para reduzir as emissões poluentes.

Após diversos impasses e dificuldade de negociação, os 196 países na COP 20 finalmente conseguiram aprovar o “rascunho zero”. O documento representa uma base para a criação de um plano climático global que será definido em Paris, em 2015, e entrará em vigor em 2020.

- Publicidade -

Apesar de deixar muitos pontos ainda vagos, o texto “Chamamento de Lima para a Ação sobre o Clima”, aprovado na Conferência das Nações Unidas no último domingo (14), em Lima (Peru), aponta alguns focos de negociação.

Algo que muito se ressaltou foi o princípio da “responsabilidade comum, mas diferenciada”, que foi definido em 2011 pela COP de Durban, e deixa clara a diferença de responsabilidades entre países ricos e pobres.

Europeus e norte-americanos terão de assumir compromissos para prover de meios de financiamento, capacitação e transferência de tecnologia a fim de que ajude os demais a cumprirem suas metas.

Os países desenvolvidos também cederam ao sistema chamado de “perdas e danos”, criado na conferência de Varsóvia, em 2013. O acordo define que os países vulneráveis, já atingidos por desastres naturais, devem receber ajuda de outras nações.

- Publicidade -

Outra meta estipulada define que ainda no primeiro semestre de 2015 deve ser anunciada a contribuição de cada país para reduzir as emissões. Além disso, também devem apresentar planos para se adaptar às mudanças climáticas.

As propostas anunciadas serão reunidas em estudo para serem avaliadas a partir de julho. Assim poderá se chegar com mais precisão à próxima conferência climática, que acontecerá em novembro na capital da França. A intenção é que o acordo climático de Paris substitua o Protocolo de Kioto em 2020.

As conferências climáticas buscam chegar a um acordo em que todos os países definam metas para conter o aumento da temperatura do planeta e, desta forma, evitar que as piores previsões de cientistas se confirmem nos próximos anos. Veja aqui alguns dados sobre o aquecimento global divulgados neste ano.

- Publicidade -

Redação CicloVivo