- Publicidade -

Barcelona proíbe carros antigos para combater a poluição do ar

A mudança provavelmente afetará cerca de 106 mil carros e 22 mil furgões.

A cidade de Barcelona vai proibir carros antigos, com mais de vinte anos, de rodar durante os dias da semana por suas ruas. O esforço será para reduzir as emissões devido ao tráfego de carros em 30% ao longo de 15 anos. A medida foi uma iniciativa conjunta entre o município, o governo catalão e outras entidades metropolitanas, e passará a entrar em vigor em janeiro de 2019, abrangendo Barcelona e os 39 municípios vizinhos.

- Publicidade -

Nos termos do acordo, será proibido conduzir automóveis particulares registados antes de janeiro de 1997 e furgões registados antes de outubro de 1994 nos dias úteis.

Embora a proibição não entre em vigor por dois anos, esses veículos já serão proibidos de rodar durante os períodos de alta poluição a partir dezembro deste ano.

De acordo com a prefeitura da cidade, a mudança provavelmente afetará cerca de 106 mil carros – 7% do total na área – e 22 mil furgões (16% do total).

“O objetivo é reduzir as emissões em 10% nos próximos cinco anos para atingir gradualmente os níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde e acelerar a adoção de medidas locais mais intensivas para atingir os níveis estabelecidos pela UE antes de 2020”, disse a prefeitura da cidade ao The Guardian.

- Publicidade -

A má qualidade do ar em Barcelona causa cerca de 3.500 mortes prematuras por ano.

A cidade espera ganhar as pessoas, oferecendo transporte público gratuito para aqueles que desistem de seus veículos.

Recentemente as cidades de Atenas, Paris, Madrid e Cidade do México também assinaram um acordo para eliminar veículos a diesel de suas ruas até 2025. (saiba mais aqui)

- Publicidade -