- Publicidade -

Balneário Camboriú incentiva uso da bicicleta como meio de transporte

Além do estudo da ampliação das ciclovias e ciclofaixas pela prefeitura, empresas também têm investido em ações para promover o uso das bicicletas.

A cidade catarinense de Balneário Camboriú procura desenvolver alternativas para promover a mobilidade urbana de forma saudável e em respeito ao meio ambiente. Uma das iniciativas é trocar o carro pela bicicleta.

- Publicidade -

Além do estudo da ampliação das ciclovias e ciclofaixas pela prefeitura, empresas também têm investido em ações para promover o uso das bicicletas. É o caso da parceria estabelecida recentemente entre a loja de locação de bicicletas Ecoride e a construtora Embraed.

Com uma loja localizada no Boulevard da rua 1200, em menos de seis meses de funcionamento já conta com mais de 600 pessoas cadastradas. Além disso, em breve, a Embraed disponibilizará à empresa uma nova área na Barra Sul para ampliar o processo de locações.

“Hoje, durante a semana, já alugamos um número bastante significativo de bicicletas, mas no final de semana dependendo do horário e se houver sol não temos nenhuma disponível”, comenta um dos sócios da Ecoride Guilherme Vinicios.

A procura tem sido grande devido ao custo x benefício. “Para se comprar uma boa bicicleta se despende um valor significativo e é preciso ter um lugar adequado para guardar além de realizar as manutenções preventivas”, complementa Vinicios.

- Publicidade -

O objetivo da Embraed e da Ecoride não é apenas incentivar o uso da bicicleta, mas o de conscientizar os ciclistas habituais e os de final de semana a usarem as ciclovias e ciclofaixas de forma correta. “Quando a pessoa aluga a bicicleta orientamos para que trafegue apenas em lugares que tenha a ciclovia e que respeite tanto o pedestre quanto o motorista. Nada de colocar pessoas em risco, subir em calçadas ou fazer manobras que possam causar algum dano humano ou no equipamento. Alertamos para que usem a bicicleta de maneira saudável para curtir momentos agradáveis”, ressalta.

Outras ações de incentivo ao uso das bicicletas

Além de apoiar ações como a Pedalada da Segurança – evento realizado para promover o uso consciente da bicicleta – a Embraed também tem estudado para os próximos empreendimentos aprimorar a estrutura para as bicicletas nas áreas comuns. Ao invés de ser um apenas um bicicletário, passará a ser uma sala devidamente estruturada para guardar e cuidar das bicicletas e, dessa forma, atender a demanda dos moradores e também dos veranistas.

- Publicidade -

“Será uma área VIP reservada para que a pessoa possa cuidar da bicicleta com os equipamentos e iluminação adequados. Também é uma forma de incentivar a sua utilização como meio de transporte e opção de lazer”, destaca o arquiteto da Embraed Lucas Ramos Socas.

“A bicicleta é considerada pela ONU o veículo mais sustentável do mundo e ao utilizá-la se reduz não apenas o impacto ambiental gerado pelo consumo excessivo do combustível e emissão de gases nocivos ao meio ambiente, como melhora a qualidade de vida da população”, explica a engenheira ambiental da Embraed Vanessa Munaretti.

Já o presidente da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú Chaves Junior afirma que “hoje podemos muito bem trocar o carro pela bicicleta apesar da cidade ser relativamente pequena, porque além de ser plana oferece nas principais avenidas e ruas ciclovias e ciclofaixas. Se grande parte das pessoas optasse por carona ou usar a bicicleta já seria possível uma melhora significativa”.

 O Governo Municipal estuda projeto de lei para criar pontos de locação de bicicletas aos moldes dos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro.