- Publicidade -

Baixo número de doadores de sangue em novembro preocupa postos no ABC

Com capacidade de seis mil doações mensais, a segunda semana de novembro teve apenas 1.816 doadores.

A chegada dos feriados do mês de novembro aumentou a preocupação da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) da região do ABC, em São Paulo. Até a última terça-feira (11), os postos de coleta receberam 1.816 doadores, quando o ideal seria já ter atingido a margem de 2.200, com os feriados a defasagem nas doações tende a aumentar.

- Publicidade -

O gerente médico da Colsan do ABC, Toebaldo de Carvalho ressalta a importância da doação de sangue para manter os estoques. “É necessário que o fluxo de doadores permaneça estável para manter os hemocentros e bancos de sangue e atender as demandas por transfusões dos hospitais e serviços de urgência que costumam aumentar com a chegada de feriados, devido ao aumento no número de acidentes nesta época”.

O material coletado nas doações é fracionado em hemácias (que podem ser armazenadas por 35 dias), plaquetas (muito requisitadas por pacientes com câncer que podem ser conservadas por apenas cinco dias), e plasma, que pode ficar armazenado por até um ano.

Requisitos para doação

– Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação);

- Publicidade -

– Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;

– Pesar acima de 50 Kg;

– Estar em boas condições de saúde.

- Publicidade -

– Não deve ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

Os doadores menores de 18 anos acompanhados pelo responsável legal devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação, ou se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.

Confira aqui os endereços dos postos de coleta.