- Publicidade -

Bairro de Guarujá ganha horta comunitária

Os moradores já receberam os equipamentos e insumos necessários. Será plantado alface, coentro, mandioca, salsinha, cebolinha e couve.

Santa Cruz dos Navegantes, bairro localizado no Guarujá (litoral de São Paulo), recebeu, na última semana, os equipamentos e insumos para a criação de uma horta. A iniciativa vai integrar os moradores, que terão de cuidar das plantações.

- Publicidade -

A proposta é que a horta comunitária melhore a segurança alimentar e complemente a renda das famílias assistidas. “A horta é algo bom para a comunidade e foi importante vocês terem se sensibilizado para participarem deste programa que estamos desenvolvendo”, disse Maria Antonieta de Brito, prefeita da cidade, aos moradores.

Para a integrante da Pastoral da Criança (organismo de ação social vinculado à igreja católica) do bairro, Maria da Penha Ferreira Pedrosa, que mora em Santa Cruz há 33 anos e atuará na horta, o projeto vai fazer a diferença. “Vamos plantar alface, coentro, mandioca, salsinha, cebolinha e couve. Já tivemos horta aqui e surgiu a ideia de reativar. Vamos cuidar, regando duas vezes por dia”, contou.

Mais conhecida como “Pouca Farinha”, o bairro de Santa Cruz dos Navegantes possui cerca de 30 mil habitantes. Com base nos princípios de economia solidária, será oferecida uma oficina de horta ecológica aos participantes. A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento será responsável pelo treinamento necessário.

"Queremos que aqui seja um espaço onde cada um aprenda também com a experiência do outro. Desenvolvemos nossas habilidades com conservação do solo, horta, jardinagem e ervas medicinais. Atenderemos também quem quiser aprender a fazer adubo orgânico caseiro ou como criar e manter um jardim ou horta em casas e apartamentos”, afirmou a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica Cruz.

- Publicidade -

A ação é composta pela Prefeitura, Governo do Estado, Cooperativa de Reciclagem da Ilha (Cooperilha), Associação de Agricultores Familiares de Guarujá (Aafag) e Pastoral da Criança.


Moradores recebem os instrumentos e insumos para a criação da horta./Foto: Divulgação

Redação CicloVivo

- Publicidade -