- Publicidade -

Bairro carente de Bogotá tem centro comunitário construído com garrafas PET

Para que a construção ganhasse forma, foram necessárias 40 mil garrafas plásticas.

O centro comunitário Weaving Cazucá, localizado em uma comunidade carente de Bogotá, na Colômbia, é muito mais do que um simples abrigo. A estrutura foi erguida usando como principal matéria-prima garrafas PET reaproveitadas e areia e ajuda capacitar crianças e jovens.

- Publicidade -

Para que a construção ganhasse forma, foram necessárias 40 mil garrafas plásticas. O projeto começou a ser desenvolvido em 2011, com o da Fundação Starkey Hering e ficou pronto em 2012. A partir daí, a Fundação Nukanti deu início aos trabalhos de apoio à população local, marcada pela imensa pobreza e falta de acesso a serviços públicos.


Foto: Nukanti Foundation

O abrigo foi construído com a mão de obra dos próprios moradores locais e não possui muitas tecnologias. No entanto, a estrutura já está recebendo placas fotovoltaicas que devem ajudar a gerar energia limpa para o uso durante as atividades.

Conforme informado na página da fundação, o bairro de Cazucá é composto por assentamentos informais. Além disso, boa parte da população que ali reside é composta por refugiados que fugiram de outras regiões durante os conflitos armados colombianos da década de 70.

- Publicidade -

Assim sendo, a casa de garrafas serve como um verdadeiro refúgio para impedir que crianças e jovens se envolvam com violência ou gangues. O centro comunitário oferece diversas atividades gratuitas, como aulas de música, reforço escolar, dança e capoeira. 


Foto: Nukanti Foundation

Redação CicloVivo

- Publicidade -