- Publicidade -

Australianos transformam emissões de carbono em tijolos

Experiências da Universidade de Newcastle comprovam que gases poluentes dão origem a materiais de construção sustentáveis.

Pesquisadores australianos da Universidade de Newcastle, em parceria com uma indústria química e uma empresa de inovação em carbono, desenvolveram um projeto piloto para transformar as emissões de CO2 em tijolos e pavimentos. A ação, capaz de contribuir para a redução do efeito estufa, também dá origem a um novo tipo de material de construção, que surge do preocupante cenário ambiental encontrado nos grandes centros urbanos.

- Publicidade -

A tecnologia vem sendo aprimorada há seis anos em uma usina construída na própria universidade, e, de acordo com informações da organização Mineral Carbonation International (MCi), serão necessários mais quatro anos de testes, com um investimento total calculado em nove milhões de dólares, até que a eficiência da tecnologia seja provada. A partir daí, os criadores esperam que os tijolos fabricados com emissões de carbono possam ser utilizados nas obras.

Ian Smith, diretor-executivo da Orica, indústria química australiana parceira do projeto, diz que a tecnologia verde tem potencial para ser aplicada em vários locais, sendo uma viável alternativa para mitigar os efeitos do aquecimento global. “As usinas de carvão ao redor do mundo poderiam apostar na tecnologia para capturar suas emissões de carbono. É uma solução alternativa”, declarou Smith ao site ABC News.

O produto gerado pela poluição do ar também pode ser convertido em asfalto, além de demonstrar grande potencial para o uso em construções ecológicas. Os criadores da tecnologia também estimam que, se fossem instaladas 50 usinas de captura de carbono ao redor do mundo, seria possível retirar mais de um bilhão de toneladas de CO2 da atmosfera todos os anos. É importante lembrar que a construção civil é uma das atividades industriais que mais poluem o meio ambiente.

Redação CicloVivo

- Publicidade -