- Publicidade -

Aumento no nível do mar pode chegar a 6,8 metros até ano 3.000

Pesquisadores europeus alertam para um aumento de, ao menos, 1,1 metro no nível do mar até o ano 3.000. Na pior hipótese, casos o aquecimento global continue a aumentar, os oceanos podem sofrer elevação de até 6,8 metros.

Pesquisadores europeus alertam para um aumento de, ao menos, 1,1 metro no nível do mar até o ano 3.000. Este é o cenário mais otimista. Na pior hipótese, casos o aquecimento global continue a aumentar, os oceanos podem sofrer elevação de até 6,8 metros.

- Publicidade -

O estudo produzido sobre o tema foi publicado na última terça-feira (2) no jornal “Environmental Research Letters”. O relatório mostra primeiramente um cenário em que as emissões de gases de efeito estufa se mantêm nos padrões atuais, assim a elevação dos oceanos seria menor, mas mesmo assim impactante.

Já com dados da previsão feita pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), caso os níveis de emissões continuem a subir é possível que a temperatura global aumente de 2ºC a 5,4ºC até 2100, resultando em um cenário muito mais drástico.

Mesmo que o aquecimento global apresente níveis baixos, os pesquisadores garantem que haverá aumento no nível do mar, principalmente por conta do derretimento do gelo na Groenlândia.

De acordo com os cientistas, a única maneira de frear este efeito é reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Esta medida, segundo eles, deve ser aplicada com urgência. “Quanto menor o aquecimento, menos grave será a consequência para o planeta”, explicou Phillipe Huybrechts, um dos autores do estudo. Com informações do Globo Natureza.

- Publicidade -

Redação CicloVivo