- Publicidade -

Audiência que pedirá liberdade de ativista brasileira é desmarcada

Devido à falta de tradutores, a audiência foi desmarcada. Onze ganhadores do prêmio Nobel da Paz pedem libertação dos 30 ativistas.

Na última quinta-feira (17), aconteceria uma reunião em que advogados do Greenpeace pediriam a liberdade provisória de Ana Paula Maciel, ativista gaúcha presa na Rússia, enquanto realizava um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico junto a mais 29 pessoas. Mas, devido à falta de tradutores, a audiência foi desmarcada, sem nova data para acontecer.

- Publicidade -

Os advogados já apelaram pela liberdade provisória, sob a condição de fiança, e a Justiça russa negou o pedido a 21 casos. Os 28 ativistas e dois jornalistas estão presos desde 19 de setembro, sob a acusação de pirataria. Como a denúncia é incabível, autoridades de diversos países pressionam a Rússia.

Na última semana, segundo informa o Greenpeace, a chanceler alemã Angela Merkel telefonou para o presidente russo Vladimir Putin pedindo uma solução rápida para o caso. Além disso, manifestações em apoio aos ativistas acontecem no mundo inteiro.


Foto: Greenpeace/Dmitri Sharomov

Como parte das ações, 30 voluntários do Greenpeace apareceram algemados na praia do Leblon, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (18). Todos seguravam fotos dos ativistas, enquanto pediam a liberdade de todos. Logo depois, caminharam até o consulado da Rússia para entregar uma carta ao cônsul.

- Publicidade -


Foto: Greenpeace/Ivo Gonzalez

O apoio global ganhou adesão de onze ganhadores do prêmio Nobel da Paz: Bispo Desmond Tutu (África do Sul), Ativista Betty Williams (Irlanda do Norte), Oscar Arias Sanchez (ex-presidente da Costa Rica), Ativista Jody Williams (EUA), Ativista Leymah Gbowee (Libéria), Ativista Tawakkol Karman (Iémen), Reformista social Rigoberta Menchu Tum (Guatemala), Pacifista Mairead Maguire (Irlanda do Norte), Advogada e ex-juíza Shirin Ebadi (Irã), Jose Ramos Horta (ex-presidente Timor Leste), Organizador comunitário Adolpho Perez Esquivel (Argentina). Todos escreveram uma carta ao presidente russo Vladimir Putin pedindo a libertação dos presos.

Veja aqui como enviar um email à embaixada russa e à Presidenta Dilma. 

- Publicidade -

Artistas também estão manifestando apoio. Abaixo, o ator Marcos Palmeira pede mobilização da população brasileira:

Redação CicloVivo