- Publicidade -

Ativista brasileira é acusada formalmente de pirataria pela Justiça Russa

As 30 pessoas que estavam a bordo do navio Arctic Sunrise já foram indicados normalmente. Se condenados, eles podem pegar até 15 anos de prisão.

A bióloga gaúcha Ana Paula Maciel foi a primeira ativista do Greenpeace a receber a acusação formal de pirataria, após protesto pacífico. Nesta quinta-feira (3), mais 15 ativistas do Greenpeace, além de um fotógrafo freelancer russo, também foram indiciados.

- Publicidade -

Isso significa que todas as 30 pessoas que estavam a bordo do navio Arctic Sunrise durante um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico receberam a acusação formal. Se condenados, eles podem pegar até 15 anos de prisão.

Um time de advogados do Greenpeace Internacional já entrou com uma apelação pedindo que o grupo aguarde a investigação em liberdade. Nos últimos dias, a Justiça russa havia decidido pela prisão preventiva dos ativistas pelos próximos dois meses, prazo máximo para que o inquérito seja concluído.

Na última quarta-feira (2), o chefe do Conselho Presidencial de Direitos Humanos da Rússia, Mikhail Fedotov, afirmou não haver razões para que a tripulação do Arctic Sunrise seja acusada de pirataria. O Conselho é uma espécie de painel consultivo criado no país para subsidiar o presidente Vladimir Putin em suas decisões sobre direitos humanos.

Mais de 60 organizações não governamentais, como Anistia Internacional, WWF e Repórteres sem Fronteiras enviaram mensagens públicas de apoio aos ativistas. E aproximadamente 900 mil pessoas ao redor do mundo já enviaram e-mails para as embaixadas russas. No próximo sábado (9), haverá uma mobilização em diversos países pela libertação do grupo. No Brasil, o ato acontece em São Paulo, a partir das 10h, no vão do MASP, na Avenida Paulista.

- Publicidade -

Em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, na TV Globo, na manhã desta quinta-feira, a mãe de Ana Paula, Rosângela Maciel, apelou à presidente Dilma que ajude no caso. “Peço, de mãe para mãe, que a presidenta Dilma intervenha pela libertação da minha filha”, disse.