- Publicidade -

Astronautas comem alface produzido em estação espacial pela primeira vez

Ter vegetais frescos nas viagens espaciais pode influenciar diretamente da saúde dos astronautas.

A equipe comeu alface vermelha fresca, cultivada dentro da própria estação.

Os astronautas na Estação Espacial Internacional tiveram uma experiência inédita. A equipe comeu alface vermelha fresca, cultivada dentro da própria estação. O acontecimento histórico foi transmitido ao vivo e deve representar um avanço enorme na produção de vegetais em ambientes com condições adversas.

- Publicidade -

Ter vegetais frescos nas viagens espaciais pode influenciar diretamente da saúde dos astronautas e ainda permitir que as viagens sejam mais longas. Durante a transmissão o tripulante Scott Kelly explicou que durante as missões não é possível obter suprimentos extras no meio do caminho, portanto, é necessário ser autossuficiente. Conseguir plantar dentro da própria estação garantiria isso.

O experimento foi chamado de “Veggie” e contou com um sistema tecnológico desenvolvido especificamente para este fim. O equipamento usa lâmpadas de LED vermelhas e azuis. Todo o sistema tem o tamanho de um micro-ondas e pesa menos de sete quilos.

Esta foi a primeira vez que os astronautas comeram alimentos produzidos no espaço. Mas, esta é a segunda colheita realizada por eles. As primeiras amostras foram enviadas ao Centro Espacial Kennedy para avaliações da Nasa. As análises consideraram os alimentos livres de bactérias e seguros para o consumo humano.

De acordo com os especialistas, o experimento deve ser útil para que novas tecnologias sejam desenvolvidas para o cultivo de alimentos controlados no próprio planeta Terra. Os estudos feitos em ambiente sem gravidade devem permitir modelos mais eficientes em sistemas hidropônicos e de LED, principalmente em fazendas urbanas.

- Publicidade -

Redação CicloVivo