Inicio Tecnologia Astronautas comem alface produzido em estação espacial pela primeira vez

Tecnologia

Astronautas comem alface produzido em estação espacial pela primeira vez

Ter vegetais frescos nas viagens espaciais pode influenciar diretamente da saúde dos astronautas.

11 de agosto de 2015 • Atualizado às 16 : 28

A equipe comeu alface vermelha fresca, cultivada dentro da própria estação. | Foto: Nasa

Astronautas comem alface produzido em estação espacial pela primeira vez
259
0

Os astronautas na Estação Espacial Internacional tiveram uma experiência inédita. A equipe comeu alface vermelha fresca, cultivada dentro da própria estação. O acontecimento histórico foi transmitido ao vivo e deve representar um avanço enorme na produção de vegetais em ambientes com condições adversas.

Ter vegetais frescos nas viagens espaciais pode influenciar diretamente da saúde dos astronautas e ainda permitir que as viagens sejam mais longas. Durante a transmissão o tripulante Scott Kelly explicou que durante as missões não é possível obter suprimentos extras no meio do caminho, portanto, é necessário ser autossuficiente. Conseguir plantar dentro da própria estação garantiria isso.

O experimento foi chamado de “Veggie” e contou com um sistema tecnológico desenvolvido especificamente para este fim. O equipamento usa lâmpadas de LED vermelhas e azuis. Todo o sistema tem o tamanho de um micro-ondas e pesa menos de sete quilos.

Esta foi a primeira vez que os astronautas comeram alimentos produzidos no espaço. Mas, esta é a segunda colheita realizada por eles. As primeiras amostras foram enviadas ao Centro Espacial Kennedy para avaliações da Nasa. As análises consideraram os alimentos livres de bactérias e seguros para o consumo humano.

De acordo com os especialistas, o experimento deve ser útil para que novas tecnologias sejam desenvolvidas para o cultivo de alimentos controlados no próprio planeta Terra. Os estudos feitos em ambiente sem gravidade devem permitir modelos mais eficientes em sistemas hidropônicos e de LED, principalmente em fazendas urbanas.

Redação CicloVivo

(259)

logo
Fechar
Abrir
logo