Inicio Tecnologia Astronautas aumentam produção de alface em horta espacial

Tecnologia

Astronautas aumentam produção de alface em horta espacial

Não é necessário estar na Terra para ter um bom plantio e colheitas constantes.

6 de dezembro de 2016 • Atualizado às 10 : 15
Astronautas aumentam produção de alface em horta espacial

O experimento tem como objetivo principal o desenvolvimento científico sobre o cultivo de alimentos no espaço. | Foto: Divulgação/NASA

321
0

Não é necessário estar na Terra para ter um bom plantio e colheitas constantes. Um projeto de jardinagem no Centro Espacial Kennedy tem provado isso. No início deste ano os astronautas da estação começaram a testar uma alternativa para a produção de alface em órbita e a técnica tem sido muito bem-sucedida.

O norte-americano Shane Kimbrough, astronauta da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), é o responsável pelo cultivo. Desde outubro ele está em uma nova rodada do experimento e os resultados são seis pés de alface crescendo simultaneamente e que podem ser colhidos e comidos pela tripulação a cada dez dias.

No início da experiência a alface estava tendo um crescimento muito lento, conforme informado pela NASA. Segundo Nicole Dufour, a coordenadora do Veggie Project, a explicação foi devido ao excesso de água usado nas sementes. Mas, após algumas adequações e ao uso de um ventilador para controlar a umidade das mudas, o crescimento entrou em ritmo mais acelerado e contínuo.

Foto: Divulgação/NASA

Foto: Divulgação/NASA

A colheita é feita da seguinte forma: a cada dez dias, Shane Kimbrough retira algumas folhas dos pés de alface, mantendo parte delas e o núcleo para que continue a crescer. Pode parecer pouco para quem está em Terra e tem à disposição uma enorme variedade e quantidade de alimentos frescos, mas este projeto tem servido como complemento às dietas dos astronautas, que costumam ter suas refeições restritas a comidas em cápsulas ou desidratadas.

O experimento tem como objetivo principal o desenvolvimento científico em estudos sobre o cultivo de alimentos no espaço. No entanto, enquanto os testes são feitos, os astronautas se beneficiam com uma produção local, saudável e fresca.

Redação CicloVivo

(321)

logo
Fechar
Abrir
logo