- Publicidade -

As 10 matérias de arquitetura mais acessadas de 2013

As técnicas envolvem tecnologias inovadoras, bioarquitetura e reutilização de lixo.

O ano de 2013 já está acabando e o CicloVivo separou as dezmelhores e mais acessadas notícias de arquitetura publicadas ao longo do ano.

- Publicidade -

Os exemplos nos mostram desde tecnologias inovadoras, como uma casa movia a algas, a até mesmo uma ilha flutuante construída com lixo. Confira:

Crise na Grécia estimula criação de comunidades sustentáveis

A preocupação dos gregos em relação à crise econômica incentivou a população a descobrir formas alternativas de viver. O grupo conhecido como Free and Real é um dos exemplos de comunidades sustentáveis que estão crescendo no país. A sociedade alternativa é baseada em princípios de sustentabilidade. Continue lendo.

- Publicidade -

Casa sustentável é construída em apenas 6 semanas na Tailândia

O ex-assistente de voo, Steve Areen, decidiu se aposentar das aeronaves e embarcar em uma nova aventura. Após viajar pelo mundo, o norte-americano resolveu construir, com suas próprias mãos, uma residência sustentável na Tailândia. A residência levou apenas seis semanas para ficar pronta, mesmo que o proprietário e construtor contasse com apenas dois ajudantes. A rapidez deve-se ao formato de construção escolhido, mas também às facilidades permitidas pela legislação local. Continue lendo.

- Publicidade -

Bairro solar na Alemanha produz quatro vezes mais energia do que consome

O bairro solar Schlierberg, em Friburgo, Alemanha, é capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome, provando que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa. O condomínio é autossuficiente em energia e atinge isso através do seu projeto de energia solar, que utiliza painéis fotovoltaicos dispostos na direção correta. Continue lendo.

Amsterdã possui maior condomínio de contêineres do mundo

Keetwonen é o nome da maior condomínio de contêineres do mundo. Viver em uma dessas “caixas” reutilizadas era um conceito novo na Holanda, quando a empresa Tempohousing lançou a ideia, mas a cidade de Amesterdã deu um passo corajoso para contratar este serviço e torná-lo realidade. O projeto de moradia estudantil, transformou mil unidades de contêineres para oferecer todas as amenidades que um estudante pode querer. Continue lendo.

Brasileiros constroem casas ecológicas em 1/4 do tempo das convencionais

Construir casas ecológicas no menor tempo possível é a aposta de jovens profissionais, sócios da empresa Tecverde. Fundada em 2009, em Curitiba, a companhia realiza suas obras sem o uso de tijolo, com madeira autoclavada de reflorestamento e isolamento térmico com lã de vidro ou garrafas PET. Ao investir nesse negócio, os empresários certificaram-se de encontrar uma maneira em que a construção sustentável fosse realizada mais rapidamente do que as obras tradicionais. Continue lendo.

Artista constrói ilha autossuficiente usando 250 mil garrafas PET

Utilizando mais de 250 mil garrafas PET, o artista britânico Richart Sowa construiu sua própria ilha artificial nas águas quentes da costa mexicana, nas proximidades de Cancun. Chamado de Joyxee Island, o lugar é bem resistente e aproveita o lixo despejado na natureza. Também conhecido como Rishi, o artista britânico levantou uma ilha de quase 30 metros, com hortas e árvores frutíferas no espaço, que abriga três praias, uma residência alimentada com painéis solares e uma máquina de lavar abastecida com a energia das ondas. Continue lendo.

Bairro no México é construído com 50 contêineres reaproveitados

Localizado em Cholula, cerca de duas horas da Cidade do México, o distrito possui cerca de  cinco mil metros quadrados e faz uso de cinquenta contêineres de metal reciclados. Eles foram colocados em diferentes posições, criando ruas, becos e vielas. A "cidade" abriga lojas hippie, livrarias, galerias de arte, bares, restaurantes, escritórios, padarias, cafés e espaços de convivência. Continue lendo.

Centro comunitário autossuficiente é construído com lixo no Malawi

Garrafas plásticas, pneus e outros resíduos sólidos vêm sendo utilizados para erguer um centro comunitário sustentável e autossuficiente em Malawi, fragilizado país da África. Com o objetivo de prestar serviços básicos à população carente do local, o polo de apoio vai contar com estufas para produção de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis de geração de energia solar. Continue lendo.

Prédio alemão tem fachada de algas para gerar energia limpa

Prédios equipados com placas fotovoltaicas e até mesmo turbinas eólicas já foram incorporados a diversos projetos arquitetônicos. No entanto, um projeto para Hamburgo, na Alemanha, foi ainda mais longe e apostou na produção de algas para abastecer as necessidades do edifício. Apelidada de Bio Intelligent Quotient (BIQ), a construção é fruto do trabalho dos arquitetos do Colt Group. A estrutura foi pensada para ser autossuficiente energeticamente, suprindo suas necessidades somente a partir de fontes renováveis. Continue lendo.

Comunidade usa lixo para construir escola antiterremotos na Guatemala

A comunidade de Santo Antonio, na Guatemala, ganhou uma escola construída apenas com materiais encontrados no lixo. Erguida pelos próprios moradores do local, a obra ecológica é resistente a terremotos, dura por mais de 35 anos e custa bem menos do que as construções convencionais. Nas salas de aula, feitas de lixo, a comunidade local participa de oficinas de arquitetura e construção com materiais reciclados. Continue lendo.

Redação CicloVivo