- Publicidade -

Artista transforma caçambas em hortas, piscinas e pistas de skate

Projeto Skip Conversions faz pessoas refletirem sobre seus hábitos de consumo e sobre o reaproveitamento de resíduos.

Com objetivo de chamar atenção das pessoas para o aproveitamento dos resíduos e dos espaços urbanos, o artista britânico Oliver Bishop-Young criou o projeto Skip Conversions, que transforma as caçambas de lixo espalhadas pela cidade em hortas, jardins, piscinas, pistas de skate e até mesmo em habitações improvisadas.

- Publicidade -

Seguindo a tendência cultural de aproveitar ao máximo os espaços urbanos, Bishop-Young colocou nas ruas britânicas o projeto, que tem por finalidade mudar a visão que a maior parte das pessoas criou sobre os depósitos de entulho. Em algumas das intervenções, foram utilizados materiais encontrados nas próprias caçambas, e os pedestres podiam interagir com o cenário: não só nas pistas de skate, mas também nas piscinas e até em uma mesa de pingue-pongue.

Uma das produções realizadas pelo projeto é uma “sala de estar”, construída no espaço da caçamba, com alguns móveis e até uma televisão que havia sido jogada no lixo. O artista também comentou sobre a importância do Skip Conversions. “As caçambas são arquivos fascinantes da nossa sociedade consumista. Elas capturam o momento no qual o desejo vira repulsa, quando objetos privados se tornam públicos”, afirma Young, que deu início ao projeto em 2008. 

- Publicidade -

Dar vida nova a uma série de objetos que compõem o cenário urbano é a preocupação de diversas produções artísticas nos quatros cantos do mundo: em Barcelona, depois de uma lei proibir as intervenções artísticas nos equipamentos públicos, sacos de lixo se transformaram em divertidas obras de arte; Em São Paulo, a maioria destas manifestações artísticas incentiva a sustentabilidade: a mais recente intervenção é a criação dos parklets, vagas para automóveis transformadas em espaços de convivência para as pessoas.

Redação CicloVivo

- Publicidade -