Inicio Arquitetura & Design Artista japonesa transforma jornais velhos em esculturas realistas de animais

Arquitetura & Design

Artista japonesa transforma jornais velhos em esculturas realistas de animais

A artista usa a arte para chamar a atenção das pessoas à situação dos animais ameaçados de extinção.

26 de outubro de 2016 • Atualizado às 12 : 19
Artista japonesa transforma jornais velhos em esculturas realistas de animais

Para criar as peças, ela corta as folhas de jornais em tiras menores, as enrola em forma de canudo e cola. | Foto: Divulgação

42.17K
0

Eles parecem animais empalhados. Mas, na verdade, são esculturas realistas e extremamente detalhistas feitas a partir de jornais velhos. A responsável por essas obras de arte é a artista japonesa Chie Hitotsuyama, que trabalha junto ao diretor criativo Tomiji Tamai.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Junta, a dupla é responsável por criar esculturas que formam narrativas sobre a relação entre os seres humanos e os animais. A inspiração para este trabalho, segundo Chie, veio após uma viagem à Zâmbia, quando ela presenciou a situação de um rinoceronte brutalmente atacado por caçadores em troca de seu chifre.

Após este episódio, ela decidiu usar sua arte para chamar a atenção das pessoas à situação dos animais ameaçados de extinção. A primeira escultura da série foi justamente a de um rinoceronte, que ganhou a seguinte descrição: “Gritos e sons do seu coração ainda são ouvidos hoje”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A base para o trabalho é, principalmente, jornais velhos. Por ter passado a vida inteira em uma das cidades que mais fabricam papel no Japão e ter um histórico familiar neste tipo de indústria, ele sempre esteve muito perto do processo de fabricação dos jornais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hoje, seu estúdio está localizado em uma antiga fábrica de papel, mas no lugar de produzir jornais, ela produz arte, a parte do jornal que seria descartado. Para criar as peças, ela corta as folhas em tiras menores, as enrola em forma de canudo e cola. Esta é a matéria-prima para seus trabalhos. No entanto, o seu talento e criatividade é o que realmente transforma o “lixo” em arte.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Veja no vídeo abaixo uma demonstração do processo de criação:

Clique aqui para conhecer mais deste trabalho.

Redação CicloVivo

 

(42173)

logo
Fechar
Abrir
logo