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Arquitetos projetam jardim subterrâneo em antiga estação de metrô de Nova York

O projeto Delancey Underground busca transformar um terminal férreo abandonado no primeiro espaço verde subterrâneo de Nova York destinado à comunidade. A proposta prevê o uso de tecnologia solar avançada para que plantas e árvores cresçam ali.

O projeto Delancey Underground busca transformar um terminal férreo abandonado no primeiro espaço verde subterrâneo de Nova York destinado à comunidade. Debaixo de uma das áreas menos verdes da metrópole norte-americana, o Lower East Side, encontra-se um grande espaço, sem uso. A proposta prevê o uso de uma tecnologia solar avançada para permitir que plantas e árvores possam crescer ali.

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Os espaços para parques são tão escassos em Manhattan que o mais generoso novo espaço verde da cidade é o “High Line”, que ocupa uma ferrovia elevada. Agora três urbanistas, os empresários James Ramsey, um engenheiro que virou arquiteto, Dan Barasch, executivo da plataforma de inovação social PopTech, e R. Boykin Curry IV, que cedeu o dinheiro, esperam construir cerca de dois hectares de espaços verdes sob a cidade ruas. O projeto foi apresentado a Autoridade de Transporte Metropolitana (MTA), que controla o terminal. Ramsey diz que a agência se dispôs a ouvir seu projeto, mas não contribuirá com verbas.

Enquanto Joshua David e Robert Hammond transformaram uma linha de transporte antiga em uma faixa de vegetação atrativa, este trio quer converter o terminal vasto e úmido que entrou em desuso há seis décadas, em um parque, que eles estão apelidando de Delancey Underground, mas inevitavelmente será conhecido como a “Linha Baixa”.

“A tecnologia nos permite criar um espaço verde atraente em um bairro carente”, diz Ramsey. A chave, diz ele, é o “teto solar remoto,” um sistema que canaliza a luz solar ao longo de cabos de fibra óptica, filtrando a luz ultravioleta e infravermelha nocivas, mas mantendo os comprimentos de onda utilizados na fotossíntese. “Estamos canalizando a luz do sol da forma como fizeram nas antigas tumbas egípcias, mas de uma maneira super moderna.” Ramsey prevê posicionar dezenas de postes coletores de luz solar na Rua Delancey, alimentando um sistema de dispositivos elétricos abaixo.

Embora inicialmente ela seja vista apenas como um parque público por seus criadores, o espaço poderia ser utilizado para outros fins, considerando-se a localização ao lado de lotes não desenvolvidos na Seward Park Urban Renewal Area (SPURA).

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Perguntas sobre manutenção e segurança do local deram lugar a discussões sobre como poderia servir melhor a área circundante, com o eventual desenvolvimento da SPURA, para trazer centenas de novos moradores.

Por exemplo, o espaço pode ser usado como estacionamento subterrâneo para o bairro, ofereceu o membro do comitê Damaris Reyes, que queria ter certeza de que “não vai apenas se tornar mais uma atração turística.” Outros se perguntaram como tal projeto – avançado tecnologicamente, seria financiado.

O comitê observou que inúmeras questões ainda precisam ser respondidas sobre o custo e a viabilidade do projeto, porém, nenhum fundo de subsídios reservados para SPURA seria usado para ele.

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Redação CicloVivo

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