- Publicidade -

Arquitetos noruegueses criam toaletes para suprir necessidades básicas de tailandeses

O projeto Safe Heaven Bath visa oferecer uma instalação digna de higiene pessoal para um orfanato na Tailândia. Devido ao clima da região uma boa higiene é necessária para prevenir doenças, especialmente em crianças pequenas.

Uma organização sem fins lucrativos de ajuda humanitária chamada TYIN Tegnestue trabalha através da arquitetura. Os projetos são financiados por mais de 60 empresas norueguesas, e  contribuições privadas e executados por cinco estudantes.

- Publicidade -

A iniciativa tem como objetivo construir projetos estratégicos que possam melhorar a vida das pessoas em situações difíceis; e isso acontece através da extensa colaboração com os locais e pela aprendizagem mútua.

Um dos clientes do projeto é o Orfanato Safe Haven, na Tailândia, que precisava de novas estruturas para oferecer melhores conições aos seus beneficiados. As instalações sanitárias existentes no orfanato, e em toda a região, são estreitas, escuras e possuem piso de concreto que acumula água e sujeira. Por isso, os arquitetos testaram soluções alternativas de desenvolvimento.

Os novos toaletes cobrem as necessidades básicas das pessoas como banheiros, higiene pessoal e lavandaria. Uma estrutura simples já foi construída e tornou-se a moldura para o projeto.

Nele as funções mais íntimas estão localizadas em duas partes separadas por blocos de concreto rebocado. Na área central, tem um espaço para banho que se abre para a vasta plantação de teca, árvore nativa da região. A zona de banho é parcialmente privada. A fachada inclinada de bambu cobre a frente do prédio e cria uma passagem que une todas as funções disponíveis no local.

- Publicidade -

O grande desafio neste projeto é que o esgoto e a drenagem têm de ser tratados no local. Outro problema é em relação às grandes quantidades de água na região durante a estação chuvosa. Os resíduos dos banheiros passam através de tubos enterrados. Para resolver esse problema, os arquitetos usaram pisos de cascalho e madeira, que são fáceis de manter limpos e secos. Todos os “quartos molhados” são drenados usando camadas de pedra e cascalho.

O clima do norte da Tailândia faz necessário uma boa higiene pessoal para prevenir doenças, especialmente para crianças pequenas. Com este balneário o grupo de arquitetos pretendem criar um bom funcionamento e uma instalação digna de higiene pessoal.

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter