- Publicidade -

Arquitetos noruegueses criam projeto para deixar Los Angeles mais sustentável

Arquitetos noruegueses criam projeto para reconstituir o tecido urbano de Los Angeles e colocar a cidade na vanguarda da revolução da tecnologia limpa. A ideia é tratar o esgoto e redistribuir a água limpa por meio de evaporação e condensação.

O Projeto Umbrella ou Guarda-Chuva, feito pelos arquitetos noruegueses Constantin Boincean, Ralph Bertram e Aleksandra Danielak, ganhou o primeiro lugar no Los Angeles Cleantech Corridor e na competição Green District, apresentada pelo Instituto de Arquitetura da California do Sul. 

- Publicidade -

Os participantes foram desafiados a usar a competição como um fórum de discussões sobre inovações e novos conceitos que poderiam ser aplicados ao tecido urbano de Los Angeles. 

O Prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, acredita que a competição irá transformar o centro industrial em uma incubadora de empregos verdes e de tecnologia, irá promover o crescimento sustentável da economia de Los Angeles, e colocar a cidade na vanguarda da revolução da tecnologia limpa. 

Segundo os designers vencedores, o Projeto Guarda-Chuva, "reinterpreta a infra-estrutura existente de Los Angeles, implantando uma estratégia de renovação baseada em pontos que irão gradualmente transformar a grade da cidade em um espaço público mais verde e mais atraente”. A estrutura, em forma de cogumelo, irá tratar o esgoto da cidade e de blocos adjacentes coletando a água negra, limpando e redistribuindo essa água limpa pelo processo de evaporação solar e condensação. 

Os designers desenvolveram uma estratégia de "acupuntura" para o programa de renovação urbana de Los Angeles, para ajudar a transformar a cidade para um futuro mais sustentável. O Projeto inicialmente parece ser um mobiliário urbano de grandes dimensões. As estruturas são, na verdade evaporadores solar, que podem ser implementados dentro da rede existente na cidade. 

- Publicidade -

As estruturas vão clarear a água negra do sistema de esgoto, e através de um processo de evaporação e condensação, irão redistribuí-la. Ruas convencionais são transformadas em mantas de paisagens culturais e irão promover o potencial de desenvolvimento sustentável dentro e ao redor delas. A praça urbana central se tornará um ponto dentro de um processo gradual de transformação, que irá afetar o modo em que as pessoas vêm, usam e experienciam suas cidades. As estruturas são plataformas para novos tipos de atividades sociais. 

Cada componente do projeto Umbrella se torna um ponto focal para a evolução social e as atividades que se fundem para se tornar parte de uma rede maior, proposta pela equipe de design. Stan Allen, diretor da Escola da Universidade de Princeton de Arquitetura, descreveu o projeto como "altamente memorável ​​como uma imagem, ao mesmo tempo em que transforma a maneira como a cidade vai tratar os seus recursos no futuro". 

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter