- Publicidade -

Arquitetos norte-americanos constroem casa inspirada em árvore

O escritório norte-americano TOTeMS Arquitetura é o responsável pelo projeto da Casa Guest, construída em uma pequena ilha entre o Golfo do México e a Baía de Sarasota. O trabalho é sustentável e se adapta ao ambiente em que está inserido.

O escritório norte-americano TOTeMS Arquitetura é o responsável pelo projeto da Guest House, construída em uma pequena ilha entre o Golfo do México e a Baía de Sarasota, nos Estados Unidos. O trabalho é sustentável e se adapta perfeitamente ao ambiente em que está inserido.

- Publicidade -

O lema tido como base para o projeto era “respeitar a terra e o resto vem depois”. E a ideia foi seguida à risca. Prova disso são as estacas, usadas para apoiar os pisos. Uma empresa especializada foi contratada para fazer o serviço, de maneira a causar o menor impacto possível no solo e na vegetação local, assim as árvores foram preservadas.

Toda a estrutura foi inspirada nos carvalhos. As diferentes espécies de carvalho são nativas do hemisfério norte. Ainda foram usadas vigas de pinho laminados, para dar força à base, e concreto, aplicado na laje da casa.

A habitação é uma espécie de casa na árvore, certamente mais bem equipada e maior do que os modelos usados para brincadeiras infantis. Ela possui 487 metros quadrados e é dividia em cinco cômodos: um quarto, banheiro, sala, cozinha e um loft, que também pode ser usado como área de descanso.

No térreo a estrutura é aberta, podendo ser usada como casa de barcos. Os arquitetos usaram vidros na fachada para valorizar a vista natural, que dá para as florestas de carvalho ao Sul e Oeste e para o canal costeiro ao Leste. Segundo os criadores o projeto, que foi finalizado em 2009, “destina-se a evocar a arquitetura orgânica”.

- Publicidade -

Foto: George Cott/TOTeMS     

Com informações do Plataforma Arquitectura.

- Publicidade -

Redação CicloVivo