- Publicidade -

Arquitetos indianos criam habitação sustentável à prova de desastres naturais

Um grupo de arquitetos indianos criou uma habitação de bambu extremamente resistente a desastres. O projeto prevê a coleta de água da chuva, reciclagem de água cinza, plantações, entre outros fatores para criar uma comunidade sustentável.

Um grupo de arquitetos indianos criou uma habitação de bambu extremamente resistente a desastres.

- Publicidade -

No projeto está previsto a coleta de água da chuva, reciclagem de água cinza, plantações e espaço comercial para torná-la uma comunidade sustentável de uso misto. O conceito de habitação é um prédio de três andares construído sobre palafitas com um núcleo resistente a terremoto, vento e água.

A habitação foi criada para uma competição global de arquitetura a “Design Against the Elements”. Estimulados pela devastação causada pela tempestade tropical Ondoy (Ketsana) nas Filipinas e dirigidos por um grupo multidiciplinar dos setores privados, institucionais e do governo, a competição visa reunir as mentes mais inovadoras nos campos da arquitetura, design e planejamento urbano para o desenvolvimento de habitações sustentáveis ​​e resistentes a desastres para comunidades que vivem em áreas urbanas tropicais.

O objetivo dos arquitetos indianos foi criar uma eco comunidade com unidades de habitação, dois centros comunitários, de oração e espaço de mediação, uma biblioteca, e muito espaço verde ao ar livre, que fossem resistentes aos eventos naturais extremos.

O núcleo central da construção tem todos os elementos necessários como água, energia, escada e cada “apartamento” é construído em torno dele, com cozinha e banheiro, existem três por andar. Um grande deck de bambu é eventualmente convertido em uma sala de estar e quarto.

- Publicidade -

Os centros comunitários são construídos fora da terra, em palafitas, para evitar inundações. São usados materiais resistentes para suportar fortes tempestades. Inundações provocadas pelas monções ou tempestades não afetarão os prédios por causa do local onde elas são construídas. Cada família também tem acesso ao telhado e um local de escape. As lojas de emergência alimentar e um tanque de água são mantidos seguros na parte superior do edifício.

Os centros hospedam uma biblioteca, instalações médicas, creche, mercado e um salão comunitário.

O paisagismo foi criado para absorver as águas pluviais e também direcioná-las para longe das casas, em direção aos locais mais baixos. A água da chuva é colhida através dos telhados e armazenada em um tanque, na parte inferior da estrutura.

- Publicidade -

No caso de uma forte tempestade, os apartamentos de bambu podem até ser destruídos, mas o núcleo, à prova de desastres, permanecerá. O que for destruído poderá ser reconstruídos de forma rápida e barata.  Com informações do Architecture Caribbean.

Redação CicloVivo