- Publicidade -

Arquitetos da Letônia projetam jardim de infância sustentável

Arquitetos da Letônia criam projeto "verde" para a construção de um jardim de infância sustentável na cidade de Riga. Fachadas de vidro tornam o edifício eficiente em termos de energia.

A ARHIS, uma organização sediada na Letônia, propôs um projeto "verde", para o plano de construção de um jardim de infância na cidade de Riga. A proposta consiste em salas de aula que descrevem o belo trecho de vegetação – ou o grande parque – dando às crianças um contato constante com a natureza.

- Publicidade -

O edifício está dividido em espaços particulares para brincar e aprender por diferentes faixas etárias. Ele foi projetado assim para ser personalizado e garantir reconhecimento e orientação adequados para crianças, favorecendo a aprendizagem. O local também é ligado ao parque urbano, no entanto, o acesso é controlado para manter a segurança.

A solução do projeto é um edifício público com um parque com três dimensões integradas na estrutura urbana, que converte-se em uma parte do espaço público da cidade e do sistema de áreas verdes, colaborando para o desenvolvimento de Riga.

Os espaços comuns são organizados em torno de um pátio, cercado por uma fachada de vidro, de frente para o espaço exterior, dando a possibilidade de desenvolver e expandir o local. A estrutura incorpora muitas fachadas deste tipo, a fim de manter a forte ligação com a natureza, além de facilitar a entrada de luz, para a economia de energia. Há diversas instalações de esportes, salas de reuniões e uma piscina, tudo dividido pelas fachadas.

A incorporação de vidro faz com que a estrutura seja eficiente em termos de energia, pois a luz do dia é utilizada. Além disso, há lâmpadas de baixo consumo energético que são utilizadas dentro das salas.

- Publicidade -

No lugar das escadas comuns, existem escorregadores tubulares que oferecem mais diversão ao descer.

Este projeto inovador não só satisfaz as expectativas do ponto de vista de uma criança, mas também incorpora a natureza em todos os aspectos do jardim de infância conectando-as com o meio ambiente. Com informações do EcoFriend.

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter