- Publicidade -

Arquitetos lituanos projetam casas cilíndricas nas margens do Mar Báltico

O bairro foi inspirado na cultura de jardins coletivos, que eram muito populares da Europa durante o período da União Soviética.

O escritório de arquitetura DO Archtects projetou uma pequena vila de casas sustentáveis na margem do Mar Báltico, em Svencelé, Lituânia. O conceito repete um modelo que tem se popularizado em todo o mundo com residências menores, ideais para abrigar confortavelmente até duas pessoas.

- Publicidade -

Conforme informado no site do escritório, o bairro foi inspirado na cultura de jardins coletivos, que eram muito populares da Europa durante o período da União Soviética e vêm ganhando força atualmente.


Imagem: Divulgação

Assim como está explícito no nome do projeto, Rolling Houses, as casas têm formatos de tubo. As laterais são fechadas e envoltas em madeira, enquanto as faces frontal e traseira são inteiramente de vidro. Esse modelo maximiza a proximidade entre o morador e a natureza e também torna a residência mais eficiente.


Imagem: Divulgação

- Publicidade -

Por ter as fachadas transparentes, as casas aproveitam ao máximo a luminosidade natural, reduzindo os gastos com iluminação, enquanto as paredes laterais garantem a privacidade entre os vizinhos.

Imagem: Divulgação

- Publicidade -

O complexo conta com 12 residências iguais. Cada casa possui 101 metros quadrados, divididos em três andares, design moderno e sofisticado e é ideal para famílias pequenas. 

Redação CicloVivo