- Publicidade -

Arquitetos chineses usam 78 contêineres para construir edifício sustentável

Os arquitetos optaram por materiais reaproveitados sempre que foi possível e também valorizaram a matéria-prima sustentável.

A Fazenda Tony é a principal produtora de alimentos orgânicos em Xangai, na China. Para estar em harmonia com seus ideais, a produtora ganhou um escritório totalmente sustentável feito a partir de contêineres reaproveitados.

- Publicidade -

O projeto ficou por conta dos arquitetos do escritório Playze e foi construído em 2011. O edifício foi concebido como uma sequência espacial contínua, a fim de conectar física e visualmente diversos programas interiores e exteriores.


Foto: Divulgação

Os contêineres foram trabalhados de formas diferentes para atender a necessidades específicas. O prédio não segue um padrão tradicional, ele foi construído para que cada uma de suas se conecte com as pessoas e com o ambiente em que está inserido de forma única.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

Internamente toda a estrutura foi trabalhada com uma decoração limpa e contemporânea que quase não deixa perceber que a base do prédio são os contêineres. A estrutura é repleta de janelas, que aumentam a entrada de luz natural, ao mesmo tempo em que coloca trabalhadores e visitantes em contado maior com a natureza.


Foto: Divulgação

Externamente a forma dos contêineres foi mantida e apenas revitalizada com cortes diferentes e novas cores. Além disso, toda a construção foi impermeabilizada e altamente isolada, para manter a temperatura interna mais agradável sem que seja necessário utilizar muita energia para isso.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Para reduzir o consumo energético, os arquitetos apelaram também para uma bomba geotérmica de calor e para um sistema de ventilação controlada, que ajuda a otimizar a troca do ar e a reduzir a perda de energia deste processo. A iluminação em toda a estrutura é de LED, que possui maior durabilidade  e gasta menos energia.


Foto: Divulgação

Os arquitetos optaram por materiais reaproveitados sempre que foi possível e também valorizaram a matéria-prima sustentável, como o bambu, ou, ao menos, reciclável, para reduzir os impactos do descarte futuro. O projeto contou com 78 contêineres e uma área construída de 1.060 metros quadrados. 

Redação CicloVivo