- Publicidade -

Arquiteto projeta casa conceito autossuficiente

O arquiteto Michael Jantzen projetou a casa pré-fabricada R-House. O projeto incorpora fontes de energia alternativa e outras medidas que tornam a quase totalmente autossuficiente.

O arquiteto norte-americano Michael Jantzen está planejando a sua segunda estrutura sustentável, a R-House. Como em seu projeto anterior, o M-House vendida a um colecionador de arte privada na Coreia, Jantzen mostrou todas as formas possíveis para viver uma vida mais sustentável.

- Publicidade -

Pré-fabricada em seções e montada dentro de um curto período de tempo, a casa será caracterizada como um pequeno retiro de férias. A estrutura será montada toda em um produto chamado Accoya, que é feita partir de uma árvore cultivada de forma sustentável e preservada de maneira não tóxica, garantindo-lhe 50 anos de vida.

Células solares fotovoltaicase pequenas turbinas eólicas de eixo vertical serão instaladas para atender todas as necessidades energéticas. Como resultado a R-House não exigirá rede elétrica.

Haverá um sistema de coleta de chuva disposto no centro da casa, que será usado para lavagem. O lavabo fará a utilização de um vaso sanitário de compostagem ou um sanitário de incineração elétrico.

A exigência de energia para o aquecimento de água pode ser assegurada por qualquer aquecimento solar ou por gases naturais, como propano e hidrogênio. O resfriamento dependerá da ventilação natural.

- Publicidade -

Uma grande parte da área de convivência da casa fica do lado de fora. Um deck sombreado será localizado acima do espaço fechado. A casa ainda contará com um deck circular maior e com quatro grandes telas móveis que tornam a estrutura ‘customizável’ em configurações variadas. Elas podem também ser utilizadas para sombrear algumas das janelas que são construídas para dentro do espaço fechado.

Persianas instaladas na casa garantem a segurança de todas as janelas e de uma porta de vidro quando não estiver em uso. O perímetro da estrutura é construído de tal maneira que os segmentos extras podem ser adicionados a fim de aumentar a área, se necessário.

O projeto incorpora todas as fontes possíveis de energia alternativa e outras medidas que tornam a casa quase totalmente autossuficiente. No entanto, ainda não está definida a quantidade de energia fornecida pelas células de energia solar fotovoltaica e as turbinas eólicas. Além disso, o modelo é apropriado somente ao clima temperado onde o aquecimento será um problema menor. Com informações do EcoFriend e Michael Jantzen.

- Publicidade -

Redação CicloVivo