- Publicidade -

Arquiteto japonês projeta casa de vidro com 21 níveis diferentes

O arquiteto Sou Fujimoto é conhecido por projetar casas que aproveitam totalmente a luminosidade natural. No entanto, um de seus projetos, o House NA, leva esse conceito ao extremo, fazendo com que a residência chegue a se camuflar em meio à cidade.

O arquiteto japonês Sou Fujimoto é conhecido por projetar casas que aproveitam totalmente a luminosidade natural. No entanto, um de seus projetos, o House NA, leva esse conceito ao extremo, fazendo com que a residência chegue a se camuflar em meio à cidade.

- Publicidade -

A casa foi planejada para a cidade de Tóquio, no Japão, e é feita quase que inteiramente de vidro, mesclado com uma estrutura de aço branco. Assim, a residência fica praticamente transparente se olhada de longe, desafiando a percepção das pessoas que passam pelo local.

Outro artifício usado por Fujimoto é a variação nos níveis. A casa não possui quartos, no entanto os 21 pisos diferentes permitem que os moradores consigam se manter mais isolados. Segundo o arquiteto, esta ideia foi inspirada em casas na árvore. Assim, casa um dos desníveis seria considerado um galho, onde a pessoa pudesse se acomodar. “O ponto intrigante de uma árvore é que esses lugares não são hermeticamente isolados, mas são conectados uns aos outros em sua relatividade única”, explicou ele.

A House NA se destaca em relação às demais residências ao seu redor, já que ela descarta o uso comum das paredes feitas em blocos de concreto ou em madeira. Já que as divisória da casa japonesa são feitas em vidro, cortinas podem ser instaladas para dar mais privacidade aos moradores. No entanto, o intuito da proposta é manter sempre o maior limite possível de áreas abertas para a entrada da luz do sol.

A residência é dividida em três andares e possui pouco mais de 84 metros quadrados. A aparência da casa, parar quem a vê de fora, é uma espécie de junção de diversas caixas de vidro, empilhadas umas às outras, sem levar em consideração o nivelamento delas.

- Publicidade -

Foto: © Iwan Baan     

Com informações do Inhabitat e do Designboom.

- Publicidade -

Redação CicloVivo