- Publicidade -

Arquiteto alemão projeta casas modulares que produzem mais energia do que consomem

As casas modulares do arquiteto alemão Werner Sobek são conhecidas como “Triple Zero Houses”. Os três zeros significam: consumo zero de energia, emissão zero de carbono e geração zero de resíduos na construção e desconstrução.

“Triple Zero” é uma marca desenvolvida por Werner Sobek para definir as demandas que um edifício deve cumprir para satisfazer as aspirações quanto à sustentabilidade ambiental. Os três zeros significam: consumo zero de energia, emissão zero de carbono e zero resíduos na construção e desconstrução.

- Publicidade -

A construção não requer energia. A energia gerada por fontes alternativas dentro e fora do edifício ou a porção imediata da propriedade sobre a qual o edifício está é pelo menos igual à demanda energética primária do edifício usada para aquecimento, arrefecimento, água quente, energias auxiliares e energia para todas as aplicações domésticas típicas.

O edifício não produz emissões de CO2. O valor de referência é a demanda total de energia primária, que é então convertida em emissões de CO2. Nenhum processo de queima é permitido no prédio ou na propriedade.

O desperdício é zero quando se trata de construção e desconstrução do edifício. Ao final do seu ciclo de vida todos os elementos da construção podem ser totalmente reciclados, ou seja, nenhum dos componentes precisam ser incinerados ou enviados para um aterro sanitário. O terreno pode ser devolvido à natureza sem problemas de contaminação ou acúmulo de resíduos.

A engenharia alemã tem sido anunciada como inovadora na área de sustentabilidade e com a ajuda do aclamado arquiteto e engenheiro estrutural, Sobek, parece também estar empurrando o movimento das casas pré-fabricadas.

- Publicidade -

Sobek e sua empresa de design de engenharia conceberam uma série de casas pré-fabricadas, modernas e modulares. Projetadas para serem elegantes e sustentáveis usam sistemas pré-fabricados leves, peças modulares e foram especialmente projetadas para serem eficientes em termos energéticos.

A característica mais importante é que essas casas produzem mais energia do que consomem. Portanto, podem agir como pequenas centrais também.

- Publicidade -

O destaque aqui vai para a casa R128, que é uma casa de vidro e aço, e utiliza materiais totalmente ecológicos e recicláveis. Suas peças são leves e modulares, o que facilita o transporte e a construção. A casa experimental que fica em Stuttgart, na Alemanha, foi construída em apenas 11 semanas. No interior, a residência não possui portas ou paredes e é controlada por sensores de movimento e comandos de voz. A casa também é energeticamente eficiente, com painéis solares no telhado e painéis de vidro que ajudam a manter a temperatura ambiente confortável durante todo o ano.

A casa de quatro andares é totalmente reciclável, não produz emissões e é autossuficiente em termos de exigência de energia para seu aquecimento.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter