- Publicidade -

Arquiteto projeta bike que levita, recarrega celular e possui Wi-Fi ambulante

O modelo possui baterias que podem armazenar a energia produzida com as pedaladas.

Uma bicicleta revolucionária foi projetada pelo arquiteto Michael Strain, do Texas, nos Estados Unidos. Trata-se de um modelo que poderá fornecer energia para smartphones e ainda funcionar como uma espécie de wi-fi ambulante. Além disso, a bike utiliza levitação magnética.

- Publicidade -

Para desempenhar essas funções, a bike possui um gerador integrado ao quadro e baterias de alta capacidade que podem armazenar a energia produzida com as pedaladas. O impulso da bicicleta, ao mesmo tempo em que gera energia, eleva a roda dianteira e traseira, ambas estão ligadas ao quadro pela força de ímãs. Basta reduzir a velocidade para que ela percorra as vias como uma bike comum.

Por meio da levitação magnética e energia cinética, a bike se mantém em pé, diminui a resistência do vento e absorve o impacto de pedras e solavancos. Batizada de Levitation, o protótipo é equipado com um “hotspot”, geralmente encontrado em bares e restaurantes, trata-se do local onde a tecnologia wi-fi está disponível. O hotspot móvel garante acesso à internet ilimitado em qualquer lugar que o ciclista esteja.

- Publicidade -

O modelo também possui entradas USB e um monitor LED, que informa ao usuário a distância percorrida e a quantidade de energia gerada na bateria recarregável. Dessa forma, dispositivos móveis poderão ser carregados durante a pedalada.

De acordo com o projeto, disponível no site do estúdio Dezien, a Levitation pode ser construída por meio de um material moldável e fácil de fabricar, conhecido como HI-MAC. A superfície é feita com uma mistura de acrílico, minerais e pigmentos naturais. O arquiteto desenvolveu a ideia para participar do “Concurso Anual de Design HI-MACS 2013”, que desafia os participantes a criarem objetos a partir desse material.

- Publicidade -

Com informações do Catraca Livre.

Redação CicloVivo