Inicio Arquitetura & Design Arquiteta russa cria parede verde que gera energia limpa através de musgos

Arquitetura & Design

Arquiteta russa cria parede verde que gera energia limpa através de musgos

A tecnologia aplicada à criação é conhecida como BPV, em que o processo natural da fotossíntese para gerar energia.

4 de julho de 2016 • Atualizado às 11 : 33
Arquiteta russa cria parede verde que gera energia limpa através de musgos

lena desenhou tijolos especiais, que criam um clima especial para ajudar a manter o musgo vivo e se desenvolvendo. | Foto: Divulgação

12.68K
0

O Moss Voltaics é um sistema de fachada verde que também é capaz de produzir energia. Criado pela arquiteta russa Elena Mitronova, o sistema une os benefícios ambientais proporcionados pelas paredes verdes à facilidade em usar o sistema para produzir eletricidade de forma limpa.

A tecnologia aplicada à criação é conhecida como biofotovoltaica (BPV), em que o processo natural da fotossíntese para gerar energia. “Quando o musgo libera compostos orgânicos no solo, eles contêm bactérias simbióticas. Essas bactérias absorvem os compostos que precisam para sobreviver, liberam subprodutos, entre eles os elétrons”, explicou a arquiteta na apresentação do projeto, justificando o processo de produção de energia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O produto é simples. Elena desenhou tijolos especiais, que criam um clima especial para ajudar a manter o musgo vivo e se desenvolvendo. A parte inferior interna do material é à prova d’água, enquanto o restante é feito em argila porosa, sem revestimento. Assim, a argila absorve a água, de modo que o sistema recebe a água da chuva e, com ajuda de um hidrogel e retém o recurso por um longo período.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A parte mais tecnológica do sistema fica por conta de um conjunto de 16 módulos. De acordo com a arquiteta, uma parede com dois metros quadrados produz o suficiente para abastecer uma lâmpada de LED. Em quatro metros quadrados é possível carregar um celular e  em oito metros quadrados um laptop.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Moss Voltaics foi planejado para ser uma fachada autossuficiente. Seu formato coloca os musgos em posição ideal para o desenvolvimento natural, sem que sejam necessários diários ou manutenções constantes. 

Clique aqui para ver mais detalhes desta ideia.

Redação CicloVivo

 

 

(12677)

logo
Fechar
Abrir
logo