- Publicidade -

Arena Pernambuco recebe usina solar

Estrutura com capacidade para suprir 30% da demanda energética do estádio é o primeiro parque fotovoltaico de Pernambuco.

Uma usina solar com 3.652 painéis fotovoltaicos foi inaugurada na quarta-feira passada (11), num terreno anexo à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Grande Recife. No total, o parque de geração de energia limpa tem capacidade de suprir 30% da eletricidade consumida no estádio, em que serão realizadas cinco partidas da Copa do Mundo de 2014.

- Publicidade -

A usina fotovoltaica da Arena Pernambuco é a primeira do estado nordestino, e tem capacidade de gerar 1.500 MW/h por ano, quantia suficiente para abastecer a demanda energética de seis mil habitantes. Situada num terreno de 15 mil metros quadrados, a usina dependeu de um investimento da ordem de R$ 10 milhões, realizado pelo grupo Neoenergia, pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e pela Odebrecht. A implantação está prevista para sete meses depois da abertura oficial do estádio.

Além das placas fotovoltaicas, a unidade de geração limpa também vai abrigar um centro de pesquisas dividido em cinco tecnologias, a fim de realizar estudos sobre o potencial de radiação e de geração disponível no local. O primeiro parque solar de Pernambuco também será aberto a visitantes, que poderão ter mais informações sobre este tipo de energia limpa e suas características, desde a construção da usina até sobre o funcionamento.

As placas fotovoltaicas são produzidas em módulos de silício monocristalino e controladas na área interna, em que serão realizados o monitoramento e a gestão de todo o sistema de geração. A Arena Pernambuco demandou um investimento total de R$ 532,6 milhões, e abrigou três jogos da Copa das Confederações.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -