- Publicidade -

Finladês cria ar condicionado conceito movido a energia solar

Com o avanço das tecnologias verdes e limpas é possível manter a qualidade do ar boa em ambientes internos. Uma das maneiras de fazer isso é através do ar condicionado movido a energia solar, criado pelo designer finlandês Rami Santala.

Com o avanço das tecnologias verdes e limpas é possível manter a qualidade do ar boa em ambientes internos. Uma das maneiras de fazer isso é através do ar condicionado movido a energia solar, criado pelo designer finlandês Rami Santala e conhecido como “Foliage”.

- Publicidade -

A qualidade do ar interior afeta significativamente o padrão da habitação. Muitos elementos prejudiciais, tais como componentes orgânicos voláteis e até mesmo fibras de amianto, fazem parte da composição do ar que muitas pessoas respiram em suas próprias residências.

Nos países em desenvolvimento a exposição a altos níveis de matéria particulada resultou em cerca de dois milhões de mortes em 2000. E, a pior parte de todo o cenário é que, com a continuação desta tendência adversa, os níveis de qualidade do ar devem diminuir ainda mais no futuro.

O “Foliage” é uma sugestão para resolver este problema e melhorar a saúde e o conforto dos habitantes. A ideia básica é simples: filtro de ar não requer muita energia, mas ar condicionado sim. No entanto, quando o ar condicionado é mais necessário, principalmente na época do verão, há também uma abundância de luz solar disponíveis. Isso vai naturalmente ajudar o dispositivo a acentuar a geração de energia melhorando a eficiência global. O mérito artístico da concepção é a sua potencialidade.

Análogo a uma vida vegetal, este dispositivo constitui um sistema em forma de folhagem, integrada com um ar condicionado e um aparelho de limpeza. Com a ajuda da energia gerada a partir da luz solar, a "folhagem” pode mudar sua forma para captar a energia do sol de maneira mais eficiente e consequentemente alimentar o ar condicionado anexado no fundo do dispositivo. O aparelho pode ser colocado no peitoril da janela, que ao funcionar produzirá ar limpo e fresco usando energia renovável e melhorando a qualidade do ar interior. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -